28.5 C
Rio de Janeiro
terça-feira, abril 30, 2024
spot_img

Rede Federal do Rio paralisa atividades dias 24 e 25/4, com vigília em frente ao DGH

Com participação de mais de 130 trabalhadores de todas as unidades de saúde, assembleia dos servidores da rede federal do Rio realizada na manhã desta quarta-feira (17/4) aprovou estado de greve com paralisação de 48h nos próximos dias 24 e 25 de abril. Durante toda a paralisação os servidores farão vigília em frente à entrada do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), na rua México, 128 – Centro. Uma nova assembleia de toda a rede federal será realizada dia 25/4, em frente ao DGH, quando os servidores vão decidir sobre indicativo de greve por tempo indeterminado.

Assembleias nos hospitais e plano de lutas

Um calendário de assembleias em cada unidade também foi aprovado, começando nesta quinta-feira (18/4) pelo Hospital Federal Cardoso Fontes (Jacarepaguá), às 10h; Hospital Federal de Bonsucesso, às 11h; e Hospital Federal do Andaraí, às 14h.

A assembleia desta quarta (17) complementou a que foi realizada na véspera (16/4), no auditório do Hospital Federal dos Servidores do Estado, quando os servidores aprovaram a luta pela sua transferência da carreira da Seguridade Social para a carreira da Ciência e Tecnologia. A decisão tem como finalidade corrigir as distorções funcionais, valorizar os servidores e acabar com a política de desmonte das unidades imposta pelas gestões que se sucedem no governo federal, incluindo a do atual.

Assembleia da rede federal realizada dia 16/4, no Hospital dos Servidores, aprovou luta pela carreira da Ciência e Tecnologia. Foto: Fernando Gonçalves.

Não ao fatiamento e privatização da rede federal

“Definimos nosso plano de lutas em defesa da rede federal e das nossas reivindicações como servidores. Não aceitamos que a rede federal seja fatiada para município ou estado. Não aceitamos a entrega da rede para a Ebserh ou organizações sociais. A solução é valorizar a rede pública, financiada por recursos públicos, incluindo os servidores na carreira da Ciência e Tecnologia e realizando concurso público”, afirmou Cristiane Gerardo, dirigente do Sindsprev/RJ.

“Está muito claro que o atual governo não valoriza uma saúde pública integralmente gerida e financiada por recursos públicos, como está nos princípios do SUS. Por isso teremos de pressionar ainda mais pelo atendimento das nossas reivindicações. Exigimos reajuste, concurso público, fim do sucateamento e da precarização de todas as unidades da rede federal. E por isso vamos à luta com a paralisação de 48h nos dias 24 e 25 de abril”, frisou Sidney Castro, também dirigente do Sindsprev/RJ.

A possibilidade de fatiamento da rede federal de saúde do Rio foi aventada em Brasília, na semana passada, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, segundo a colunista Berenice Seara, do portal de notícias Tempo Real. A ideia inicial do governo é que a gestão das 22 unidades da União seja repassada a diferentes órgãos — sob a supervisão da Casa Civil, e não mais do Ministério da Saúde. Assim, algumas unidades virariam fundações, enquanto outras seriam geridas por empresas públicas, pelo município ou pelo Estado do Rio. Segundo a notícia do portal Tempo, a proposta incluiria a adoção de Parcerias Público-Privadas.

Reunião dia 19/4 com servidores da rede federal

Uma das deliberações da assembleia da rede federal ocorrida dia 16/4, no HFSE, foi agendar uma reunião para a próxima sexta (19/4), às 11h, no auditório do Sindsprev/RJ, com servidores dos hospitais. O objetivo é acertar detalhes de um encontro com a deputada estadual Marta Rocha (PDT-RJ), presidente da Comissão de Servidores da Assembleia Legislativa (Alerj), previsto para a mesma sexta-feira, às 13 horas. A ideia é organizar uma audiência pública sobre o assunto e formar uma Frente Parlamentar em Defesa dos Hospitais Federais.

Outra finalidade do encontro é definir uma agenda também no Congresso Nacional para garantir apoio de deputados e senadores para que a transferência para a Ciência e Tecnologia seja feita.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias