29.7 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Hospital Cardoso Fontes: 46ª Semana de Enfermagem reafirma luta pelo piso para toda a categoria

Em sua 46ª Semana de Enfermagem, aberta nesta sexta-feira (12/5), o Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), em Jacarepaguá, mais uma vez fez a diferença. E para melhor. Organizado com apoio do Sindsprev/RJ e de entidades da enfermagem, o evento teve uma rica programação que incluiu debates e reflexões sobre temas de grande importância, como o uso de novas tecnologias em tratamentos, cuidados com a higienização, repercussões da pandemia de covid na saúde dos profissionais e um panorama geral da luta pelo piso salarial da categoria. Debates acompanhados, o tempo todo, pela oficina ‘Cuidando de Quem Cuida’, com serviços de auriculoterapia, iridologia, massoterapia e esfoliação de mãos.

Realizados no auditório do Centro de Estudos do Cardoso Fontes, os debates foram precedidos por uma mesa de abertura composta pela diretora de enfermagem do hospital, Maria Fernanda Rocha, e por Magali Delfino, do Coren-RJ. Em sua fala, Maria Fernanda destacou a importância do 12 de maio como Dia Nacional da Enfermagem. “Estamos aqui porque lutamos por valorização e reconhecimento profissional. O que ficou ainda mais óbvio quando participamos da batalha da covid”, disse. De sua parte, Magali frisou a importância geral da enfermagem.

“Esta semana é nossa. Uma semana que reafirma nossa autonomia. Somos um quantitativo imenso, o que inclui a noção de sustentabilidade”, completou.

Corpo de enfermagem participou ativamente do evento. Foto: Mayara Alves.

Antes de iniciadas as mesas sobre temas específicos, o plenário homenageou Maria Fernanda Rocha e sua substituta, a enfermeira Vivian de Oliveira Pacheco, que receberam flores sinalizando o reconhecimento do corpo de enfermagem ao trabalho que ambas vêm realizando.

Também fez uso da fala o coordenador-administrativo (exonerado) do Cardoso Fontes, Laumar Cidaco, que reafirmou a defesa da enfermagem. “Vocês têm que ser valorizados, vocês é que dão apoio emocional e psicológico aos pacientes. Sem enfermagem a saúde não vai a lugar nenhum. É hora de todos entenderem isto”, ressaltou, sob aplausos.

Mesas temáticas

A primeira mesa temática foi apresentada pela Enfa. Estomaterapeuta Raquel Oliveira, com o título ‘Novas Tecnologias no Tratamento de Feridas’. Em seguida foi a vez da mesa ‘Dia Mundial da Higiene das Mãos’, com a Enfermeira Amanda Carlantonio. A terceira mesa do evento, apresentada pela Enfermeira Mestre Elaine Vianna, versou sobre o tema ‘Repercussões à saúde percebidas por trabalhadores de enfermagem atuantes nos serviços de urgência e emergência decorrentes do trabalho durante a pandemia de COVID-19’. De forma sintética, Elaine apresentou um estudo sobre tais impactos nos três primeiros meses de pandemia, destacando os riscos devidos à exposição a agentes biológicos e psicossociais.

Última mesa do dia, o panorama sobre a luta nacional pelo piso da enfermagem teve a participação de Cristiane Gerardo, servidora do Cardoso Fontes e dirigente regional do Sindsprev/RJ, e da ex-deputada Rejane de Almeida, também conhecida como Enfermeira Rejane, uma das mais conhecidas lideranças da categoria.

Após recapitular as mobilizações e principais dificuldades na luta pela conquista e implementação do piso, Cristiane destacou o quanto esta reivindicação tão essencial para toda a enfermagem vem enfrentando a oposição de poderosos grupos políticos e econômicos. “O então presidente Bolsonaro, quando sancionou o piso, já sabia que a lei do piso era inconstitucional por não prever os recursos necessários à implementação. Nossa luta, portanto, tem sido uma verdadeira travessia no deserto. Agora, após Lula ter sancionado o projeto que garante os recursos, precisamos que a ministra Nísia formate o envio dos recursos. Também precisamos tirar o piso dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal a estados e municípios. A verdade é que o piso ainda não foi implementado porque os ricos, e os filhos dos ricos, não são enfermeiros. Nenhum profissional, dos setores público e privado, não pode ficar de fora desta luta e tem de receber o piso”, disse Cristiane, que também criticou a ausência de gestores do Cardoso Fontes no evento da enfermagem. “Infelizmente, o único gestor presente ao nosos evento já estava exonerado, o que é lamentável, tendo em vista a importância das questões relacionadas à enfermagem”, frisou.

online pharmacy https://royalcitydrugs.com/temovate.html no prescription

Piso tem quer ser para todos

Em sua fala, Rejane de Almeida também destacou a necessidade de continuar as mobilizações. “Temos muitas pendências importantes, junto com o piso. Pendências como a necessidade de termos locais adequados de descanso e refeição, além da garantia à jornada de 30h semanais. Quanto ao piso, ele não pode ser encarado como um teto. Nós vivemos num mundo capitalista e, neste mundo, somos a parte explorada.

Durante a pandemia, a população foi nossa aliada, o que também foi decisivo para nossa luta pelo piso. A lei sancionada por Lula prevê recursos para o piso no setor público, para as entidades filantrópicas e contratadas, mas não para o setor privado. Por isso que a nossa luta tem de ser de toda a classe. Não podemos dividir a categoria”, afirmou ela, sendo bastante aplaudida.

Também dirigente do Sindsprev/RJ, o servidor Sebastião José de Souza (Tão) fez uma saudação em nome do sindicato. “Quero primeiro lembrar os profissionais que morreram durante a pandemia da covid. Pandemia que mostrou o quanto a enfermagem é fundamental para o SUS. O mais importante agora é a nossa conscientização. Durante o governo Bolsonaro, o Sindsprev/RJ atravessou aquele período sem abaixar a cabeça. Agora precisamos lutar contra a entrega de unidades de saúde à Ebserh e às organizações sociais, como infelizmente está acontecendo em Niterói. A privatização nunca vai resolver os problemas da saúde”, disse.

Dirigente do Sindsprev/RJ e servidora do Cardoso Fontes, Cristiane Gerardo foi homenageada pelo corpo de enfermagem. Foto: Mayara Alves.

Ao final do debate, Cristiane Gerardo recebeu uma bela homenagem de todo o corpo de enfermagem do Hospital Cardoso Fontes, que lhe entregou uma placa comemorativa, na qual os profissionais reconhecem os esforços da dirigente na luta pela conquista do piso salarial e de outros direitos da categoria. Após ser bastante aplaudida, Cristiane agradeceu a homenagem. “Se um dirigente não tiver uma base social que lhe dê coragem, nada será conquistado. Se consegui me forjar como dirigente, foi graças a este corpo de enfermagem combativo e vibrante que existe no Cardoso Fontes”, disse.

As atividades realizadas no Cardoso Fontes enquadram-se na 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que acontece de 12 a 20 de maio de 2023, com o tema “Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver”. A semana é uma realização da Associação Brasileira de Enfermagem

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias