28.7 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Servidores e pacientes do Carlos Tortelly protestam dia 10/1 contra a privatização da unidade

Servidores do Hospital Carlos Tortelly (ex-CPN) protestam no próximo dia 10 de janeiro contra a intenção do prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), de privatizar a unidade. Inicialmente programada para 30/12, a manifestação foi reagendada para 10/1 devido às dificuldades de mobilização durante o período das festas de final de ano. O ato será realizado em frente ao hospital, a partir das 9h, seguido de passeata pela Av. Amaral Peixoto.

No último dia 15/12, durante ato realizado em frente ao Carlos Tortelly, dirigentes do Sindsprev/RJ, da Associação de Servidores da Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e parlamentares repudiaram a entrega do hospital à iniciativa privada, por entenderem que tal medida é uma ameaça aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao final daquela manifestação, os participantes deram um abraço simbólico ao Carlos Tortelly.

online pharmacy order trazodone online generic

Na ocasião, a dirigente do Sindsprev/RJ Maria Ivone Suppo condenou o projeto de Grael, que também ameaça os trabalhadores do hospital: “Agora [os trabalhadores] estão ameaçados de serem mandados embora porque é isso o que as chamadas organizações sociais [OS] fazem quando se apossam de um hospital público. Elas trazem os seus apadrinhados e afastam os profissionais que já estão nas unidades”, frisou.

Além de privatizar o hospital Carlos Tortelly, o prefeito Axel Grael sinalizou a intenção de fechar o hospital Orêncio de Freitas.

online pharmacy order cipro online generic

No final de dezembro, porém, após as mobilizações contrárias ao fechamento organizadas pelo Sindsprev/RJ e pela Associação de Servidores da Saúde, o prefeito foi forçado a um “recuo tático”.

online pharmacy order cymbalta online generic

Em outras palavras, ele passou a negar a intenção de fechar o Orêncio de Freitas. Por isso mesmo é que, na avaliação de dirigentes do Sindsprev/RJ e da Associação, deve ser mantida a mobilização para que não ocorra nenhuma tentativa de desativação ou transferência dos serviços de cirurgia e equipamentos para o hospital privado Oceânico, em Piratininga.

Cartaz de divulgação do ato no CPN. Arte: Robert Jordino.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias