25.7 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Protestos contra o golpista Bolsonaro e em defesa da democracia sacodem o país

Manifestações, com passeatas em importantes avenidas, atos em praças públicas e leitura de documentos contra o golpista Jair Bolsonaro e em defesa da democracia agitaram 49 cidades do país nesta quinta-feira (11/8), incluindo as 26 capitais e o Distrito Federal. No estado do Rio os protestos começaram pela manhã, em vários municípios, e, nas universidades, como a UFRJ, UFF e Uerj, com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”. As manifestações foram convocadas por entidades do movimento popular, trabalhadores sem-terra, sem teto, centrais sindicais, sindicatos, movimento negro, de mulheres, estudantes.

Manifestação começa com ato na Candelária. Foto Mayara Alves.

Nem o temporal, com muita chuva e ventos fortes, impediram que acontecesse a principal manifestação do Rio de Janeiro: um ato na Candelária, a partir das 16 horas, com a presença de parlamentares, como a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ) e o vereador Lindberg Farias (PT-RJ), trabalhadores de diversas categorias, entre servidores públicos, bancários, petroleiros, metalúrgicos, portuários, profissionais da educação e um grande número de estudantes. O protesto se transformou numa passeata que tomou a Avenida Rio Branco, a partir das 18 horas.

Manifestantes seguem em passeata ocupando a Rio Branco. Foto: Mayara Alves.

Com faixas e cartazes contra o governo Bolsonaro, o golpe de Estado que ele sempre tentou impor e em defesa da democracia, estudantes e trabalhadores foram até a Cinelândia, onde fizeram um ato de encerramento que lotou a praça e as ruas em torno do Teatro Municipal e da Biblioteca Nacional. As faixas também exigiram verbas para a Educação e Saúde, e protestavam contra o sucateamento do setor público, a inflação, a miséria e a fome que cresceram em função da política econômica de Bolsonaro.
online pharmacy purchase amitriptyline online best drugstore for you

Mesmo debaixo de um forte temporal, passeata passa pela Sete de Setembro. Foto: Mayara Alves.

A deputada Jandira Feghali frisou que a democracia não aceita mais nenhum recuo. E defendeu a recuperação do orçamento das universidades. “Para que nunca mais alguém volte a falar em universidade pública paga. Vamos batalhar para garantir o orçamento a partir de 2023. Falo aqui em defesa dos estudantes, professores e funcionários das universidades públicas. Viva o ensino público e a democracia brasileira”.
online pharmacy purchase clomid online best drugstore for you

A deputada estadual Dani Monteiro também defendeu mais investimento na Educação.
online pharmacy purchase levaquin online best drugstore for you

Protesto contra golpista e pela democracia se encerra com ato na Cinelândia. Foto: Mayara Alves.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias