29 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Profissional de saúde: recuse-se a trabalhar sem EPIs ou em precárias condições. Denuncie!

Profissionais de saúde salvam vidas, mas também são as principais vítimas do coronavírus (covid-19). E muitos desses casos ocorrem por falta de condições de trabalho, falta de equipamentos de proteção, por assédio moral ou mesmo trabalho exaustivo. Do jeito que está, não dá mais pra continuar. Por isso que, a exemplo de outros sindicatos, associações e conselhos profissionais de saúde, o Sindsprev/RJ lança campanha para que você, profissional de saúde, denuncie qualquer precariedade em suas condições de trabalho ou eventuais pressões de gestores e chefias para que exerça suas funções sem a necessária segurança para a sua saúde e à de seus pacientes. Importante: em todas as denúncias, o Sindsprev/RJ assegura o anonimato, como forma de preservar os servidores contra retaliações vindas de gestores nas unidades de saúde.

O e-mail para encaminhamento das denúncias é: denuncias@sindsprevrj.org.br

Contaminação de profissionais é alarmante em todo o Brasil

Os níveis de contaminação de profissionais de saúde são alarmantes em todo o país. Recente levantamento feito pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) indica que quase 20 enfermeiros já morreram em decorrência de infecção pelo novo coronavírus no Brasil. Outras 12 mortes estão em investigação. O documento do Cofen aponta também que há 330 profissionais com diagnóstico confirmado para covid-19, dos quais 223 estão em quarentena e 107 encontram-se internados. Há ainda outros 2.214 profissionais afastados de suas funções por suspeita da doença. No total, 2.570 enfermeiros foram afetados pelo coronavírus no país. A maioria (68,12%) trabalha na região Sudeste, a mais afetada pela covid-19.

O fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigação dos gestores, e o cuidado deve se estender a todos os profissionais lotados nas unidades de saúde. Na enfermagem, por exemplo, o artigo 10º do código de ética prevê que o profissional pode se recusar a trabalhar em condições que ameacem sua saúde.

Não aceite trabalhar sem EPIs. Não aceite trabalhar sob condições que ameacem a sua saúde e a saúde dos pacientes.

 

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias