25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Servidores do Hospital Carlos Tortelly protestam na terça (22/2) contra a privatização da unidade

Servidores do Hospital Municipal Carlos Tortelly (ex-CPN), em Niterói, fazem manifestação na próxima terça-feira (22/2) contra a privatização da unidade e por melhoria das condições de trabalho. Convocada e organizada pelo Sindsprev/RJ, a manifestação será realizada em frente à entrada principal do Carlos Tortelly, a partir das 10h.

A manifestação da próxima terça (22/2) será a terceira realizada desde dezembro do ano passado contra a intenção do prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), de privatizar o Hospital Municipal Carlos Tortelly e entregar a gestão da unidade a uma ‘organização social’ (O.S.).

Uma das principais unidades públicas de saúde de Niterói, o Carlos Tortelly vive um longo drama marcado por sucateamento e precárias condições de trabalho para seus servidores, o que se reflete diretamente na capacidade e qualidade do atendimento oferecido à população. Um dos maiores exemplos do abandono é a situação dos elevadores de carga, que estão há 10 anos sem conserto. Outro caso é o do CTI, onde o telhado continua com problemas.

Veja outras postagens sobre a saúde de Niterói, clicando nos links abaixo:

Ato contra a privatização

Em defesa do SUS

Na manifestação realizada em 10 de Janeiro deste ano, Sebastião José de Souza (Tão), dirigente do Sindsprev/RJ, apontou as contradições do sucateamento. “Todos esses problemas acontecem num município que, como Niterói, terá orçamento de R$ 4,5 bilhões em 2022. É uma situação inaceitável. Não adianta ter uma unidade de portas abertas sem oferecer condições de trabalho para os servidores e uma assistência respeitosa aos pacientes”, afirmou.

Na manifestação anterior, realizada em 15 de dezembro, os participantes deram um abraço simbólico ao Carlos Tortelly, como forma de marcar o protesto contra o abandono do hospital.

Também dirigente do Sindsprev/RJ em Niterói, a servidora Ivone Suppo destacou a necessidade de os trabalhadores da saúde e pacientes do Carlos Tortelly comparecerem à manifestação da próxima terça (22/2). “Manter o hospital como unidade pública de saúde é defender os princípios do SUS e os interesses da população de Niterói, que tanto depende do bom funcionamento da unidade. Saúde pública é direito da população e dever dos entes federados, como União, estados e municípios. Por isso é muito importante que todos compareçam à manifestação”, disse.

Abraço ao Carlos Tortelly
Servidores durante o abraço ao Hospital Carlos Tortelly, realizado em dezembro. Foto: Mayara Alves.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias