24 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Previdência Social volta a reduzir juro de empréstimo consignado

O valor do juro do empréstimo consignado voltou novamente a cair. Por decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em reunião no dia 11 último, a taxa, que era de 1,80%, caiu para 1,76%. Bancos e demais instituições financeiras são obrigados a respeitar os novos índices.

O diretor do Sindsprev/RJ, Rolando Medeiros, participou da reunião, como representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a qual o sindicato é filiado. Além das centrais sindicais, participam do CNPS representantes de outros setores da sociedade, inclusive a poderosa Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que tem discordado da baixa das taxas.

“Os bancos não têm motivo para discordar, já que o consignado é um empréstimo de risco quase zero, com o pagamento sendo feito de forma automática, direto do contracheque. A taxa, então, tem que ser mais baixa do que vinha sendo praticada”, disse. O ministro Carlos Lupi, tem explicado que a redução do consignado tem acompanhado a diminuição da Selic, fixada pelo Banco Central, e que é taxa básica oficial de juros do Brasil.

A última redução, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), aconteceu no dia 13 de dezembro, quando a taxa caiu de 12,25% para 11,75%. Rolando lembrou que a redução dos juros faz justiça com aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa que vivem uma situação muito difícil de vida. E ainda, que ajuda na retomada do crescimento econômico, emprego e renda.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias