23 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Na segunda (15/1), assembleia do Cardoso Fontes. Na terça (16/1), ato da rede federal do Rio no HFSE

Dando continuidade às mobilizações da rede federal do Rio, na segunda-feira (15/1), a partir das 10h30, os servidores do Hospital Federal Cardoso Fontes (Jacarepaguá) também fazem sua assembleia de base, quando vão referendar sua participação na luta por reajuste salarial, cumprimento dos acordos de greve, concurso público, pagamento do piso da enfermagem em valores integrais e não à entrega de unidades de saúde à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No dia seguinte (terça-feira, 16/1), será a vez do ato unificado da rede federal do Rio, em frente à entrada principal do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), a partir das 10h30. A escolha do HFSE como local para o ato unificado deve-se ao fato de ser aquela unidade a primeira escolhida pelo governo Lula (PT) para ser entregue à Ebserh.

Além da pauta específica da rede federal do Rio, os servidores se mobilizam contra a precariedade das unidades de saúde. Na última quinta-feira (11/1), a dramática situação do Hospital Federal do Andaraí (HFL) foi denunciada durante ato público que exigiu o imediato pagamento de salários e férias em atraso dos empregados terceirizados naquela unidade, onde também impera o desabastecimento de insumos.

Leia matéria sobre ato da rede federal do Rio no Andaraí, clicando aqui.

Passados 12 meses desde o início do governo Lula (PT), o Ministério da Saúde ainda não realizou concurso público para recomposição da força de trabalho nas unidades da rede federal do Rio, o que sinaliza descaso no trato do SUS.

O descaso do atual governo com a rede federal do Rio é ainda mais grave se for levado em consideração que é na capital fluminense onde estão localizadas as maiores e mais importantes unidades do Ministério da Saúde em todo o país. Infelizmente, nos sucessivos governos, a rede federal do Rio vem sendo cada vez mais precarizada e ameaçada de privatização.

Rede federal do Rio vai participar das mobilizações do funcionalismo. Veja aqui.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias