27 C
Rio de Janeiro
terça-feira, junho 23, 2026
spot_img

Sindsprev-RJ quer efetivar este ano o Observatório de Acompanhamento da Saúde dos(as) Trabalhadores(as)

Em parceria com outras entidades sindicais e mandatos parlamentares do campo democrático-popular, o Sindsprev-RJ quer efetivar este ano uma proposta aprovada em 2025: a criação de um Observatório Estadual de Acompanhamento da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Estado do Rio de Janeiro. Durante o mais recente evento do Abril Verde, realizado dia 29 de abril, no auditório do Sindsprev-RJ, os servidores e dirigentes do sindicato reafirmaram a necessidade de implantar o Observatório o mais rapidamente possível. “Queremos um Observatório estadual porque aqui nós temos representações de outras entidades sindicais. Então, está na hora de referendar o que aprovamos ano passado, que é um observatório para acompanhar políticas de saúde e levar informações a todos os trabalhadores”, explicou na ocasião a dirigente do Sindsprev-RJ Ivone Suppo.

A proposta, segundo Ivone, é que o Sindsprev-RJ também convide o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) a participarem do Observatório Estadual. “Nossa intenção é envolver essas e outras importantes instâncias no necessário debate sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Ivone.

Para o Sindsprev-RJ, a criação do Observatório Estadual representa um avanço estratégico na defesa dos direitos e da dignidade da classe trabalhadora. Trata-se de um instrumento essencial para monitorar, analisar e dar visibilidade às condições de saúde nos ambientes de trabalho, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas à realidade dos trabalhadores. Entre outros benefícios, o Observatório permitirá a sistematização de dados sobre acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e fatores de risco, possibilitando a identificação de padrões e a antecipação de problemas. Com base nessas informações, será possível também propor ações preventivas, fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador e cobrar dos órgãos competentes as medidas concretas de proteção e promoção da saúde.

A participação de outras entidades sindicais, mandatos parlamentares, gestores públicos e instâncias como Cerest e Cistt visa tornar o Observatório um espaço de articulação que facilite a construção coletiva de soluções. O Observatório Estadual também vai contribuir para fortalecer o papel dos sindicatos como agentes ativos na luta por melhores condições de trabalho. É o que já acontece no Sindsprev-RJ com o Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (DPSATT).

NOticias Relacionadas

spot_img

Noticias