29 C
Rio de Janeiro
terça-feira, maio 7, 2024
spot_img

Servidores e trabalhadores de estatais protestam quinta-feira (10/12) contra a reforma administrativa

Servidores públicos federais, estaduais e municipais do Rio e trabalhadores de estatais protestam na próxima quinta-feira (10/12) contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 32, também conhecida como reforma administrativa, em tramitação no Congresso Nacional desde setembro. A concentração para o ato público unificado será na Candelária, a partir das 16h, de onde os servidores e trabalhadores de estatais seguirão em passeata até a Assembleia Legislativa (Alerj).

O ato unificado está sendo convocado pelo Fórum Unificado em Defesa do Serviço Público, que incluiu a exigência de vacinação contra a covid como uma das reivindicações centrais da manifestação. Até o momento, o Ministério da Saúde ainda não elaborou ou apresentou um plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus, o que poderá ter implicações gravíssimas para a saúde de toda a população brasileira, em curto e médio prazos.

O Fórum Unificado em Defesa do Serviço Público solicita que os trabalhadores com comorbidades ou incluídos nos chamados grupos de risco da covid não participem da manifestação.

Além do Rio de Janeiro, manifestações semelhantes vão ocorrer em outras capitais brasileiras, a partir de uma convocação geral do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), da qual também participam a Fenasps (federação nacional) e sindicatos filiados, incluindo o Sindsprev/RJ.

A pauta central de lutar pelo arquivamento imediato da PEC nº 32 está sendo acompanhada de denúncia sobre os prejuízos causados pela chamada dívida pública contraída pelo Estado brasileiro junto aos sistemas financeiros nacional e internacional. Dívida até hoje não auditada ou devidamente explicada à população brasileira.

Do Fórum Unificado em Defesa do Serviço Público participam Sindsprev/RJ, Sintuff, ASSIBGE, Sindicado dos Metroviários do Rio, Sindscop, SindiJustiça-RJ, Sepe-RJ e Sindagua, entre outras entidades.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias