23.9 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 19, 2025
spot_img

Servidora exalta conhecimento adquirido no curso de formação da CTB

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou mais um dia do Curso Nacional de Formação da entidade, que visa a formação política e sindical dos trabalhadores, nesta quinta-feira (17), na sede do Sindsprev/RJ. Roseani Villela, enfermeira do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e dirigente do Sindsprev/RJ, considerou o curso relevante, principalmente, para os iniciantes na política.

“Assim como eu, algumas pessoas foram chamadas para a direção do sindicato por conta de nossa história de luta. Esse curso vai me ajudar na construção de propostas como sindicalista. O que eu aprendi aqui vou utilizar na minha base, no hospital”, comentou.

Carlos Lima, economista e palestrante do curso, falou sobre o tema ‘Desafios da classe trabalhadora na era digital’. Segundo ele, a tecnologia faz parte da evolução da humanidade, mas gera vários desafios, como a extinção de empregos e a precarização.

“Há um aumento de produtividade entre os trabalhadores, mas esse aumento de produtividade não é acompanhado por aumento de salário nem por redução de jornada de trabalho. Isso precariza a vida dos trabalhadores que têm, junto com isso, de enfrentar a política de desregulamentação de direitos”, enfatizou.

O economista acrescenta a importância de o movimento sindical adquirir conhecimento das tecnologias para fortalecer os trabalhadores na luta por direitos.

“O conhecimento é fundamental para enfrentar várias lutas, como a redução da jornada de trabalho, o aumento do bem-estar social dos trabalhadores, fazendo com que a tecnologia cumpra o seu papel de melhorar a vida das pessoas e não, simplesmente, um meio de aumentar os lucros das grandes corporações”, analisou.

À tarde, a professora Rocha falou sobre ‘A luta emancipacionista. Trabalho igual, salário igual’.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias