23 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Niterói: pesquisadores explicam vacinação experimental contra covid em profissionais de saúde

A convite da Regional Niterói do Sindsprev/RJ, da Associação de Servidores da Saúde de Niterói e do Sintuff, na última terça-feira (13/10) o médico infectologista André Siqueira e a médica obstetra Marina Alvarenga, da Fundação Oswaldo Cruz, explicaram como está sendo realizada e acompanhada a aplicação experimental da vacina chinesa Coronavac (Sinovac) contra a covid-19 em profissionais de saúde.

Iniciada há cerca de 45 dias em Niterói, a aplicação da vacina em profissionais de saúde é parte de um estudo (conhecido como Profiscov) realizado em 15 outros municípios distribuídos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A Fiocruz participa do estudo por meio de parceria firmada com o Instituto Butantã, de São Paulo, e com as secretarias municipais de saúde das cidades onde a experiência está sendo realizada.

No estado do Rio, Niterói é o único município que participa do estudo, centralizado na Policlínica Sergio Arouca (antigo Centro de Saúde Santa Rosa). Cerca de 150 profissionais de saúde já se apresentaram como voluntários e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói é de chegar a 850 participantes. Em todo o Brasil, segundo o médico André Siqueira, espera-se fazer a testagem em 13 mil profissionais.

“A testagem da vacina está sendo feita em profissionais de saúde porque são eles os que estão mais diretamente expostos ao coronavírus. Importante destacar que, para participar do estudo, não é necessário que o profissional de saúde resida ou trabalhe em Niterói. O importante é que o profissional em questão tenha mais de 18 anos e atue no atendimento a pacientes com covid”, explica. Segundo ele, profissionais de saúde portadores de comorbidades ou que já tenham sido contaminados pelo coronavírus também poderão participar do estudo, desde que as comorbidades tenham sido estabilizadas e que não tenha havido internação nos últimos três meses.

O estudo experimental consiste na administração de duas doses da vacina Sinovac em cada um dos voluntários — aplicadas num intervalo de 14 dias — e no acompanhamento desses voluntários pelo período de um ano, durante o qual serão todos monitorados por meio de exames clínicos e laboratoriais. “Cada voluntário terá direito a toda a assistência médica necessária durante o estudo. A vacina é muito promissora e a perspectiva é de que futuramente seja disponibilizada para uso no Sistema Único de Saúde (SUS), embora isto dependa da evolução dos estudos em andamento no país”, completou André Siqueira.

Médicos Marina Alvarenga e André Siqueira, da Fiocruz, que explicaram sobre a vacinação experimental contra a covid-19. Foto: Mayara Alves.

Marina Alvarenga fez um apelo para que mais profissionais de saúde se apresentem como voluntários. “Quanto mais profissionais se dispuserem a participar do estudo, mais rapidamente obteremos os resultados esperados, o que é muito importante neste momento”, disse.

Para participar do estudo da Sinovac como voluntário, o profissional de saúde — seja ou não vinculado ao município de Niterói — deverá entrar em contato com o grupo de pesquisadores por meio dos telefones (21) 999788117 ou (21) 967679222. O contato também poderá ser feito pelo e-mail: vacinacovid19vitalbrasil@gmail.com

“Reforço aqui o apelo que os pesquisadores fizeram hoje, no sentido de que os profissionais de saúde se apresentem como voluntários para o estudo experimental da vacina contra o coronavírus. É muito importante para a proteção não apenas da nossa saúde, como profissionais, mas para pacientes e a população em geral. Participem”, afirmou Ivone Suppo, da direção do Sindsprev/RJ.

Diretor de assuntos jurídicos da Associação de Servidores da Saúde de Niterói e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB no município, o advogado José Ricardo Lessa considerou positivo o resultado do encontro. “A reunião foi de suma importância porque nos ajudou a dissipar muitas dúvidas, transformando essas dúvidas em informações seguras e precisas que divulgaremos aos servidores da saúde de Niterói, de forma a ampliar o número de voluntários”, frisou.

Representante do Sintuff, Pedro Rosa convidou os pesquisadores a participarem de futuras videoconferências, a serem organizadas pelas entidades sindicais, para divulgação do estudo sobre a vacina. “Poderíamos tirar muitas dúvidas dos potenciais voluntários por meio de reuniões virtuais. Desde já nos dispomos a isto”, disse Pedro.

Em resposta, os médicos André Siqueira e Marina Alvarenga concordaram em participar. O Sindsprev/RJ também se colocou à disposição para organizar, em conjunto com Sintuff e Associação, as videoconferências propostas.

A reunião com os pesquisadores da Fiocruz foi realizada na sede da Associação de Servidores da Saúde de Niterói. Pelo Sindsprev/RJ, além de Ivone Suppo, participou o dirigente Sebastião José de Souza (Tão). Pela Associação, além de José Ricardo Lessa, esteve presente Charles dos Santos, que também é dirigente da Regional Niterói.

Assista ao vídeo da reportagem sobre a reunião, com imagens do cinegrafista Luis Azevedo Maciel, clicando no link abaixo:

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias