24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 13, 2024
spot_img

Nesta sexta (11/1), ato no HFB em defesa do SUS

Nesta sexta-feira (11/1), a partir das 8h, em frente à entrada principal do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), os servidores da unidade realizam manifestação em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e protestam contra o sucateamento e o autoritarismo da direção-geral do hospital, que desde o ano passando vem desrespeitando o direito de organização dos trabalhadores e interferindo, de forma autoritária, no funcionamento de inúmeros setores. A manifestação também vai exigir concurso público e o fim de todas as privatizações e indicações políticas para cargos de chefia nas unidades federais de saúde.

O ato unificado está sendo convocado por Sindsprev/RJ, Fenasps, Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Fórum de Saúde do Rio, Frente em Defesa dos Hospitais e Institutos Federais, Sindicato dos Psicólogos e Sindicato dos Enfermeiros (SINDENF). Servidores de outras unidades federais também foram convidados a participar. Se você é da saúde federal, compareça.

O caso mais recente de autoritarismo da direção-geral do HFB aconteceu na emergência do Hospital. Após a recente aposentadoria do enfermeiro-chefe do setor, os servidores da enfermagem indicaram uma profissional experiente e com plena capacidade de cumprir as exigências requeridas para a função. A diretora-geral Luana Camargo da Silva, no entanto, desconsiderou o nome preferido dos servidores e indicou outra pessoa para a chefia, alegando tratar-se de ‘função comissionada de estrita confiança da direção’. A atitude da diretora-geral foi denunciada em nota de protesto assinada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio.

Em outubro do ano passado, após ter sua caótica gestão à frente do HFB questionada, Luana Camargo colocou à disposição dois servidores lotados no Núcleo Interno de Regulação (NIR), o que desde então gerou inúmeros protestos por parte de trabalhadores e pacientes do hospital.

Cada vez mais desabastecido e sofrendo com a falta de pessoal, o Hospital Federal de Bonsucesso é atualmente a imagem do caos administrativo. Um dos maiores símbolos do descaso é a situação da emergência, inaugurada em fevereiro de 2018 com número insuficiente de profissionais, o que impossibilita condições mínimas de atendimento, prejudicando milhares de pacientes que todos os dias recorrem à unidade.


Cartaz de divulgação

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias