21 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, maio 16, 2024
spot_img

Desde 2019, governo Bolsonaro reduziu 32% do orçamento para produção de conhecimento no Brasil

Uma das tarefas primordiais do novo governo, que tomará posse em janeiro de 2023, será reconstruir a capacidade de investimento estatal em várias áreas de atividades no Brasil, e o caso da Ciência é emblemático: segundo estudo do Observatório do Conhecimento e da Frente Parlamentar Mista da Educação divulgado nesta terça-feira (9/11), os recursos destinados à produção de conhecimento caíram 32,3% desde o início do governo do Bolsonaro (PL).

O referido estudo identificou que, no orçamento de 2019, aprovado em 2018, havia R$ 25,3 bilhões destinados à produção de conhecimento no país, como investimento em pesquisa, pagamento de bolsas para pesquisadores e recursos para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para 2023, a previsão é de R$ 17,1 bilhões.

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, o deputado Professor Israel Batista (PSB-DF) disse ao jornal O Globo que vai entregar ao relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), uma proposta para recompor esses recursos aos níveis de 2019. “O que nós estamos pedindo é uma recomposição para o patamar de 2019 que produza uma nova tendência de crescimento no orçamento do conhecimento. Entendemos que o Brasil produz pesquisadores de excelência e nos últimos 3 anos tivemos milhares de pesquisadores que deixaram o país”, afirmou.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias