23 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Atividade do 8M no Hospital Federal dos Servidores reafirma defesa da saúde pública e repudia Ebserh

A Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ promoveu, na manhã desta quinta-feira (28/3), uma importante atividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Realizada no pátio do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), a atividade teve participação de servidores, usuários da unidade, dirigentes do sindicato e da Fenasps (federação nacional). Ao final, foram distribuídas flores e cortado um bolo em homenagem às mulheres que atuam no serviço público e em todos os demais setores de atividade. O evento também foi prestigiado pela assessoria da deputada estadual Dani Balbi (PcdoB).

A roda de conversa aberta durante a comemoração foi iniciada por Luiz Henrique Santos, dirigente do Sindsprev/RJ lotado no HFSE. “Hoje comemoramos o dia internacional da mulher para dizer que a nossa dignidade passa por um serviço público que funcione de verdade. Também afirmamos que a solução para as precariedades da saúde não é a entrega dos hospitais à Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares]. Aqui no HFSE não temos condições de trabalho, mas temos dignidade”, afirmou.

Foto: Mayara Alves.

Dirigente da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ, Osvaldo Mendes também destacou a importância da saúde pública e do HFSE, em particular. “O Hospital Federal dos Servidores do Estado sempre foi uma unidade de referência. Sempre foi um hospital que salvou e continua salvando vidas, o que é importante sobretudo para as mulheres. Por isso é que somos contra a entrega das unidades da rede federal para a Ebserh”, frisou.

Durante a roda de conversa, Nesilca Tavares pediu a palavra para agradecer ao HFSE pelo acolhimento que, desde janeiro deste ano, o Hospital vem dando a seu esposo, o aposentado Rui Alvarenga, de 73 anos, diagnosticado com câncer no pescoço. “Quero dizer que aqui neste hospital o meu marido foi recebido com muito carinho e atenção pelos servidores e o corpo médico. Quero agradecer ao Hospital dos Servidores, quero agradecer a todos vocês”, disse ela, num relato que emocionou os presentes. Rui Alvarenga, por sua vez, também fez seu agradecimento. “Obrigado por tudo. Eu sou um sobrevivente”, afirmou.

Rui Alvarenga, paciente de câncer, e Nelsica Tavares agradeceram pelo acolhimento no HFSE. Foto: Mayara Alves.

Servidora lotada na Hemodinâmica do HFSE, Telma Ribeiro Viana deu um depoimento emocionando sobre sua condição de trabalhadora no âmbito do SUS. “Eu vi nascer o Sistema Único de Saúde e cresci com ele. Eu vi a força das mulheres construindo o SUS, eu vi a força das enfermeiras construindo o que hoje é a gerência do programa de hipertensão e diabetes e todos os seus protocolos. Vivi a nossa luta pelas coberturas primárias e secundárias. Portanto, eu sei da importância do servidor público e tenho orgulho de ser servidora”, disse.

Filha de um paciente do HFSE, Ivanir da Silva Pereira também destacou a importância do Hospital. “Nós, mulheres, temos de nos cuidar, especialmente quando o assunto é a prevenção ao câncer de seios, colo do útero e estômago. Por isto que esta unidade de saúde é tão importante”, afirmou, sob aplausos.

Dirigentes do Sindsprev/RJ, Luiz Henrique Santos (HFSE) e Osvaldo Mendes (Secretaria de Gênero, Raça e Etnia). Foto: Mayara Alves.

Dirigente do Sindsprev/RJ e da Fenasps (federação nacional), Pedro Lima destacou a importância dos sindicatos na defesa do serviço público e da saúde. “Os sindicatos têm que cobrar do atual governo que implemente as melhorias necessárias na saúde pública brasileira. Na quarta-feira, dia 27 de março, a Fenasps cobrou do Ministério da Saúde a reestruturação da carreira da seguridade. Também cobrou reajuste salarial porque, infelizmente, o salário do Ministério da Saúde é um dos mais baixos de todo o serviço público. O governo respondeu que está fazendo estudo sobre a GDPST, prometendo resposta até o dia 25 de abril. O momento é de irmos pra cima do governo e exigir nossos direitos”, frisou.

Também dirigente da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ, a servidora Lenyr Claudino (Leninha) fez uma saudação ao evento. “Faço aqui minha saudação quilombola a esta atividade pelo 8 de março, dia internacional da mulher. Quando falamos das mulheres, falamos da nossa vida como seres humanos. O debate sobre a situação das mulheres sempre foi realizado pela Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ, junto com o corte da discussão racial. É um prazer estar aqui no HFSE, um hospital onde vários servidores são representados pelo Sindsprev/RJ, uma entidade de luta. Precisamos pressionar o governo pela melhoria dos serviços públicos”, concluiu.

Assista ao vídeo sobre a atividade do 8M no Hospital Federal dos Servidores, clicando no link abaixo:

 

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias