21.9 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Cuba é o primeiro país da América Latina a vacinar 80% da população com 1ª dose contra covid-19

Cuba anunciou recentemente que vacinou 80% de sua população com ao menos uma dose de seus três imunizantes próprios: a Soberana 02, a Soberana Plus e a Abdala, tornando-se o primeiro país da América Latina a atingir a meta. Desde o início da emergência sanitária global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ao menos 70% da população de cada país deve ser vacinada.

Segundo notícia publicada no portal Brasil de Fato, o Estado cubano aplicou uma média de 200 mil vacinas por dia.

online pharmacy purchase valtrex online generic

O objetivo é vacinar toda a população até o final deste ano, mas a reabertura das fronteiras deve começar a partir de novembro. De acordo com o Ministério de Saúde Pública de Cuba, 64,3% da população recebeu a segunda dose e 51,3%, equivalente 5,1 milhões de pessoas, completaram o esquema de imunização.

online pharmacy purchase zithromax online generic

Os dados podem ser conferidos no agregador de estatísticas Our World in Data, da Universidade de Oxford.

online pharmacy purchase furosemide online generic

Em outubro, Cuba retomará aulas presenciais em todo o sistema público de educação. Nos últimos 20 dias, 1,6 milhão de crianças foram vacinadas, sendo que 900 mil com idades de 2 a 11 anos. “Nossa estratégia tem três princípios: vacinação universal, escalonada e intensiva. Pudemos implementar essa estratégia porque Cuba conta com suas fortalezas: o sistema de saúde e grande indústria farmacêutica”, declarou a diretora de ciência e inovação do Ministério de Saúde Pública de Cuba, Ileana Morales.

Todas as fórmulas cubanas passaram por testes clínicos dentro e fora do país, até terem seu uso emergencial aprovado pelo Centro para Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed). “Nós temos um compromisso com o povo cubano e o que dissemos estamos conquistando”, frisou Ileana Morales.

Desde o início da pandemia, Cuba acumula 872 mil contaminados e 7.378 falecidos pela covid-19.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias