Como parte da agenda de reuniões com autoridades de Brasília a fim de discutir soluções para a grave situação das agências do INSS no Rio de Janeiro, os dirigentes do Sindsprev/RJ, Rolando Medeiros e Vinícius Lopes, entregaram, nesta quarta-feira (26/2) ao ministro Carlos Lupi, ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e ao diretor de Benefícios do Instituto, Vanderlei Barbosa dos Santos, dossiê sobre a precariedade das APS. O documento foi produzido pela Secretaria de Imprensa do Sindicato, com fotografias e vídeos das APS do estado, detalhando a total precariedade da infraestrutura das unidades, com infiltrações, cadeiras e computadores quebrados, ou em péssimo estado de conservação, aparelhos de ar-condicionado também quebrados, ou sem manutenção.
Veja o dossiê completo no final desta matéria.
A entrega do dossiê foi feita durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), órgão colegiado presidido pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, do qual participam, também, o presidente e diretores do INSS. Rolando Medeiros é o representante da central sindical CTB no CNPS, conselho formado por seis representantes do governo, três dos aposentados e pensionistas, três dos trabalhadores em atividade e três dos empregadores.
Devido à importância do tema, a precariedade das APS foi levada para ser debatida em uma reunião entre os membros do CNPS e o presidente do INSS, nesta quinta-feira (27/2), da qual Rolando e Vinícius participam. O encontro acontece sempre após a reunião do Conselho de Previdência, e discute soluções de questões ligadas ao INSS que foram abordadas na véspera, na reunião do CNPS. O resultado desta segunda reunião será divulgado ainda hoje pelo Sindsprev/RJ.
Do dossiê constam imagens da situação dramática do prédio da Pedro Lessa, e das agências do INSS de Copacabana, Ramos, Irajá, Vassouras, Campos, Nilópolis, Caxias, entre outras. Constam, ainda, textos explicando os principais problemas de cada unidade.
Apresentação Simples Básica INSS_CONDIÇÕES DE TRABALHO_APS’S