30.6 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

No dia 12/5, rede federal faz ato unificado e assembleia com indicativo de greve

Reunidos em assembleia virtual realizada na noite desta segunda-feira (2/5), servidores da rede federal do Rio aprovaram a realização de ato unificado no próximo dia 12 de maio, a partir das 13h, em frente ao prédio da Superintendência Regional do Ministério da Saúde, na rua México, 128 – Centro. Imediatamente após a manifestação será realizada assembleia geral da rede federal, no próprio local, quando os servidores vão definir um calendário unificado de mobilizações e deliberar sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado, como forma de pressionar o governo a conceder reajuste salarial emergencial, realizar concurso público, respeitar a jornada de 30h semanais e reverter o sucateamento da rede federal.

A escolha do dia 12 de maio para realização do ato unificado e da assembleia geral da rede federal deve-se ao fato de a data marcar o início da Semana Nacional de Enfermagem, quando milhares de profissionais de todo o país também estarão mobilizados pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece o piso salarial da categoria.

Leia outras postagens sobre a rede federal, nos links abaixo

 

Negociações com o governo

Contratações temporárias

É essencial portanto a presença do maior número possível de servidores da rede federal nas atividades da próxima semana. Como um dos mais importantes setores do serviço público no país, a saúde federal precisa se engajar nas mobilizações nacionais do funcionalismo público por reajuste salarial, concurso, condições de trabalho e fim do sucateamento dos serviços públicos. Os trabalhadores da rede federal, por exemplo, estão há mais de 5 anos sem reajuste salarial linear e agora veem ameaçado o seu legítimo direito de continuar praticando a jornada semanal de 30h conforme o previsto no acordo de greve firmado em 2014 (Portaria 260).

Aprofundada nos últimos dois anos em níveis sem precedentes, a destruição da rede de saúde do Rio é uma pequena amostra daquilo que o governo Bolsonaro quer implementar em todo o serviço público brasileiro.

No próximo dia 12 de maio, todos ao ato e assembleia geral no Nerj, a partir das 13h. Reajuste, já! Concurso, já! 30h para todos e fim do sucateamento!

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias