25.5 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 11, 2024
spot_img

Nesta quarta (18/10), rede federal do Rio participa do Dia de Luta do Funcionalismo com ato no HFB

Servidores da rede federal do Rio fazem nesta quarta-feira (18/10) uma paralisação de 24h em protesto contra a omissão do Ministério da Saúde no atendimento de suas reivindicações. Durante a paralisação, haverá um ato público unificado de toda a rede federal, a partir das 10h, em frente à entrada principal do Hospital de Bonsucesso (HFB).

Tanto a paralisação de 24h quanto o ato unificado em frente ao HFB serão a forma de os trabalhadores da rede federal se integrarem às mobilizações do Dia Nacional de Luta do funcionalismo público. Convocadas pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado, as mobilizações visam pressionar o governo federal por reajuste salarial, concurso público, arquivamento da reforma administrativa (PEC 32) e melhoria das condições de trabalho, entre outras.

Na rede federal do Rio, além desta pauta geral, os servidores reivindicam o cumprimento do acordo de greve da enfermagem, a revisão do parecer que tenta impor a jornada de 44h semanais como pré-condição para o pagamento do piso da enfermagem em valores integrais na rede federal; enquadramento dos auxiliares de enfermagem como técnicos; pagamento da insalubridade, com base em laudo emitido no ano de 2017, a todos os servidores que façam jus ao adicional; fim aos casos de assédio moral e perseguições; e suspensão de qualquer proposta visando entregar o Hospital dos Servidores (HFSE) ou qualquer outra unidade federal à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Tanto a paralisação de 24h quanto a realização de ato unificado foram aprovados pela assembleia dos servidores da rede federal realizada no último dia 5/10.

Até o momento, o governo Lula (PT) vem tratando com desdém as reivindicações do funcionalismo público federal. Além de prever apenas 1% de reajuste salarial para 2024, o governo até o momento ainda não programou a realização de concursos públicos para recomposição da força de trabalho em inúmeros setores.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias