30.9 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Nelson Teich tem que explicar a irresponsável escolha do Hospital de Bonsucesso como ‘referência’ para covid-19

Em visita oficial ao Rio de Janeiro iniciada nesta sexta (8/5), o ministro da saúde, Nelson Teich, estará neste sábado (9/5) no Hospital de Bonsucesso (HFB), uma das mais importantes unidades federais do estado.

Nelson Teich deveria aproveitar a visita ao HFB para explicar por que a Superintendência do Ministério da Saúde no Rio escolheu o Hospital de Bonsucesso como ‘referência’ no tratamento de pacientes de covid-19. Uma escolha irresponsável e desastrada, uma vez que o Hospital de Bonsucesso vem sendo intensamente sucateado e precarizado nos últimos anos, convivendo com uma (já crônica) insuficiência de profissionais, falta de insumos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A escolha do Hospital de Bonsucesso como ‘referência’ para covid-19 implicou no fechamento ou desativação de 28 clínicas e 250 leitos que funcionavam no prédio 1 da unidade, deixando sem atendimento milhares de pacientes de outras patologias, como renais crônicos, oncológicos, cardíacos e neurológicos, entre outros.

Ao mesmo tempo, dos 170 leitos para covid-19 prometidos pela Superintendência do Ministério da Saúde no Rio e pela direção-geral do HFB, menos de 20% foram efetivamente entregues. Mesmo assim, sem o pessoal necessário para operá-los, o que prova ter sido uma farsa a escolha do Hospital de Bonsucesso como ‘referência’ para covid. Um hospital destruído pela demagogia e pela irresponsabilidade da Superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Leia matéria específica, clicando aqui.

Nelson Teich também deveria aproveitar a estada na cidade para visitar as demais unidades da saúde federal no Rio — como os hospitais Cardoso Fontes, de Ipanema, da Lagoa, dos Servidores e do Andaraí, além dos institutos nacionais de Cardiologia (INC), de Ortopedia (INTO) e do Câncer (INCA) — e constatar in loco a precária situação em que também se encontram. Unidades onde os profissionais de saúde também estão sendo contaminados pela covid-19.

Estimativa da Defensoria Pública da União (DPU) calcula em 10 mil profissionais o déficit de pessoal em todas as unidades do Ministério da Saúde no Rio (6 hospitais e 3 institutos), consequência da falta de concurso públicos e do absoluto descaso com a saúde da população.
online pharmacy purchase zovirax online best drugstore for you

Os contratos de 4 mil profissionais temporários atualmente lotados na unidades federais de saúde, por exemplo, vencem no próximo dia 31 de maio.
online pharmacy purchase priligy online best drugstore for you

Só após meses de reiteradas solicitações de prorrogação feitas pela Fenasps e Sindsprev/RJ foi que, no último dia 5 de maio, os ministérios da Economia e da Saúde editaram a Portaria Conjunta nº 11.259, que autoriza a contratação por tempo determinado de 4117 profissionais por um prazo inicial de 6 meses, podendo ser prorrogado até 2 anos.

A renovação dos contratos é o mínimo que o governo federal tem de fazer, considerando sobretudo a grave pandemia de covid-19 que assola o país. Somente no Rio de Janeiro, a covid já contaminou 14.156 pessoas, causando 1.394 óbitos até o momento.

Abaixo a irresponsabilidade dos governos com a saúde da população.
online pharmacy purchase antabuse online best drugstore for you

Em defesa do SUS e da vida! Saúde não é mercadoria!

Diretoria Colegiada do Sindsprev/RJ

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias