26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

MP aprovada no Congresso obriga cartórios a digitalizar acervos e oferecer serviços online

Nesta terça-feira (31/5), o Senado e a Câmara aprovaram uma medida provisória (MP) que obriga cartórios de registro a digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela internet. O texto seguirá agora para sanção da presidência da República, mas, por se tratar de MP, as regras já estavam em vigor.
online pharmacy purchase flagyl online best drugstore for you

Entre os serviços que poderão ser feitos online estão: registros de imóveis; certidão de nascimento; certidão de casamento; e consultas unificadas nas bases de documentos de todos os cartórios (por meio de dados como CPF, CNPJ ou matrícula de imóveis).

Segundo noticiado no portal jornalístico G1, a medida provisória estabelece que os serviços terão que ser oferecidos pela internet até 31 de janeiro de 2023.
online pharmacy purchase xenical online best drugstore for you

O cronograma de implementação ainda será estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) porque o prazo para a digitalização do acervo será definido por meio de regulamentação.

O oferecimento de serviços online não vai alterar o funcionamento dos cartórios físicos, que continuarão prestando serviços de forma presencial.

De acordo com o Ministério da Economia, os cartórios poderão emitir certidões eletronicamente, ainda que a digitalização do acervo não seja concluída até janeiro de 2023. Os serviços deverão ser prestados por meio de um sistema unificado, o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp).
online pharmacy purchase elavil online best drugstore for you

O texto autoriza o uso de uma assinatura eletrônica para que as pessoas possam enviar informações na hora de realizar registros públicos pela internet.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias