25 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Momento é de ampliar a solidariedade aos moradores de Petrópolis e cobrar ações urgentes dos governantes

A diretoria colegiada do Sindsprev/RJ divulgou nesta quinta-feira (17/2) nota oficial sobre a tragédia que se abateu sobre Petrópolis, a partir das fortes chuvas da última terça-feira (15/2). O documento ressalta a importância da sociedade se mobilizar em solidariedade à população atingida e lembra que o que está acontecendo era previsível já que as autoridades nada fizeram em termos de obras para conter encostas e na construção de moradias para retirar a população mais carente das áreas de risco.

A seguir, a íntegra do documento.

Nota oficial do Sindsprev/RJ

Momento é de ampliar a solidariedade aos moradores de Petrópolis e cobrar ações urgentes dos governantes

A tragédia que se abateu sobre a população de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, comoveu e levou amplos setores da sociedade a se mobilizarem. Campanhas de coleta de doações, apoiadas pelo Sindsprev/RJ, vêm se ampliando em todo o estado e no país.

O Sindicato tem orientado os servidores da seguridade e do seguro social a encaminharem itens emergenciais (veja os endereços abaixo) a entidades que fazem o trabalho de centralização da coleta e envio urgente para ajudar a minimizar a situação dramática que se abateu sobre a cidade desde a última terça-feira (15/2), com chuvas torrenciais, alagamentos e deslizamento de encostas, resultando em mais de 100 pessoas mortas até o momento.

Além de expressar a solidariedade aos familiares que perderam entes queridos e ajudar materialmente os petropolitanos neste momento difícil, o Sindsprev/RJ entende que é preciso cobrar dos governos – federal, do estado e da prefeitura – ações urgentes para encontrar sobreviventes e investir pesadamente recursos para acolher os desabrigados.

É muito importante, também, ressaltar que a tragédia que se abateu sobre Petrópolis é consequência do descaso dos governos que não investiram em obras de contenção de encostas e de moradias para a população mais carente que vive em áreas de risco. Ou seja, o que aconteceu agora foi uma tragédia previsível, fruto da omissão das ditas autoridades.

E quem mais paga por esta omissão criminosa é a população mais pobre. Desde as chuvas que mataram em 2011 mais de 900 pessoas nas cidades de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, a situação de insegurança não foi resolvida. Pelo contrário, além de não terem sido executadas as obras necessárias e urgentes, houve desvio de verba pública que levou à instauração de uma Comissão Parlamentar do Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Entendemos que, além de cobrar a punição dos envolvidos nos desvios e responsabilizar as autoridades que sucederam àquelas e também nada fizeram, é preciso ampliar a mobilização no apoio urgente à cidade serrana.
online pharmacy purchase doxycycline online best drugstore for you

E a coleta de doações é uma forma de concretizar esta solidariedade de forma prática.

Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ).

“Campanha SOS – Chuvas Região Serrana”

Itens mais urgentes

Colchonetes, água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras, álcool gel e produtos de limpeza, absorventes íntimos, fraldas infantis e geriátricas, leite em pó e comida para gatos e cachorros.

Pontos de coleta

Na cidade do Rio de Janeiro

Sede da OAB e Caarj (Caixa de Assistência dos Advogados) – Avenida Marechal Câmara, 210, Centro.

Sede da Anasps: Av Presidente Vargas 509 – 8º andar.

E ainda nas agências do INSS: Copacabana (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1049); Maracanã (Rua São Francisco Xavier, 324); Méier (Rua Aristides Caire, 218); Barra da Tijuca (Av. Armando Lombardi, 385); Agência Jacarepaguá (Rua Barão, 207, Praça Seca); Agência Engenheiro Trindade (Rua Engenheiro Trindade, 429, Campo Grande); e agência Av. Brasil (Av. Brasil, 17673, Irajá); Agência Ramos(Rua Joaquim Gomes, 269, Ramos).

Em Niterói

Sindsprev/RJ Regional São Gonçalo

Endereço: rua magistrado Francisco de Assis Fonseca, nº 76 – Praça Zé garoto – São Gonçalo. Às segundas, quartas e sextas, das 10 às 15h.
online pharmacy purchase symbicort online best drugstore for you

Sindsprev/RJ Regional Niterói

Endereço: Avenida Amaral Peixoto, nº 370/Sala 626 – Edifício Líder. Às terças e quintas-feiras, das 10 às 15h.

Caminho Niemeyer (Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n)

Itaipu Multicenter (Estada Francisco da Cruz Nunes, 4637, Piratininga).

Clube Central (Av. Jornalista Alberto FranciscoTorres, 335, Praia de Icaraí) .
online pharmacy purchase cytotec online best drugstore for you

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias