25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 6, 2024
spot_img

Inter TV mente e ataca guardas de endemia da Funasa que exigiram EPIs em Campos

Num exemplo de mau jornalismo, a emissora Inter TV de Campos dos Goytacazez, repetidora da TV Globo, veiculou reportagem no RJ TV da ultima quarta-feira (25/3) na qual afirmou equivocamente que os 217 guardas de endemias federais (Funasa) lotados naquele município teriam ‘paralisado’ suas atividades laborais na segunda (23/3).

Ao contrário do que afirmou a tendenciosa reportagem da Inter TV, em momento algum os guardas de endemia da Funasa lotados em Campos dos Goytacazes paralisaram suas atividades.
online pharmacy purchase augmentin online best drugstore for you

O que os trabalhadores fizeram foi tão somente cobrar da prefeitura de Campos, para a qual atuam na condição de servidores cedidos, uma solução urgente para a crônica falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) — como luvas, álcool em gel e máscaras, entre outros — indispensáveis ao desempenho regular de suas atividades e à proteção de sua saúde. Fato que, na atual pandemia de coronavírus que assola o país, é ainda mais urgente e necessário.

Já durante a semana passada, ao se defrontarem mais uma vez com a falta de EPIs, os guardas de endemia da Funasa, com apoio do Sindsprev/RJ, após cobrarem do gestor municipal a imediata solução do problema, lembraram as determinações contidas no Ofício Circular nº 32/2020, emitido em 16 de março pela Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. O Ofício estabelece procedimentos de proteção à saúde dos servidores em face da pandemia de coronavírus. Entre outras medidas, o documento diz que “servidores e colaboradores com doenças pré-existentes crônicas ou com idade superior a 60 anos podem, mediante autorização da chefia imediata, ser dispensados do controle de ponto e exercer suas funções de forma remota”.

A chegada de novos EPIs só ocorreu na terça-feira (24), após os protestos dos trabalhadores e do Sindsprev/RJ, mesmo assim em quantidades insuficientes para todos.

“O que acontece em Campos é o que ocorre em vários outros municípios onde existem guardas de endemia da Funasa cedidos.
online pharmacy purchase ivermectin online best drugstore for you

Nesses municípios também faltam EPIs e as condições de trabalho continuam precárias. Nem mesmo a chegada da pandemia de coronavírus parece ter sensibilizado os gestores para a gravidade do problema. Todos os dias, trabalhamos com muita dificuldade, mas queremos trabalhar com a certeza de que não vamos adoecer e de que também não vamos adoecer a população”, protestou Pedro Lima, da direção do Sindsprev/RJ.

No momento, tanto os guardas de endemias da Funasa quanto os do município de Campos atuam em ações preventivas com o objetivo de evitar o surgimento de novas endemias de chicungunha e dengue 2. Na realização desse trabalho, a maioria desses trabalhadores vêm encontrando grande resistência de moradores de Campos preocupados com a possibilidade de contaminação pelo coronavírus.

Na noite da última quarta-feira (25), o Sindsprev/RJ solicitou à Inter TV o direito de resposta, em nome dos guardas de endemias federais, para desfazer o equívoco da reportagem veiculada naquela emissora.
online pharmacy purchase bactroban online best drugstore for you

Até a conclusão desta postagem, a Inter TV ainda não havia se manifestado.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias