25.2 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

INSS: Stefanutto diz ao Sindsprev/RJ que pendências do Acordo de Greve dependem do MGI

Na manhã da última sexta-feira (28/7), o Sindsprev/RJ e representantes dos trabalhadores aposentados e pensionistas no Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) foram recebidos em Brasília pelo novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, para tratar de assuntos relacionados ao Acordo de Greve de 2022. Na ocasião, o Sindsprev/RJ foi representado por Rolando Medeiros, dirigente do sindicato que solicitara a reunião diretamente a Stefanutto.

Sobre os pontos pendentes do Acordo de Greve do ano passado — como descongelamento do vencimento básico, carreira típica de estado, adicional de qualificação para servidores de nível superior, comitê gestor e concurso público, entre outros —, Alessandro Stefanutto afirmou que não mais estão na alçada do INSS, que os remeteu ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), com aval dele próprio e do ministro Carlos Lupi (Previdência).

No que se refere ao Comitê Gestor, o processo está, segundo Stefanutto, em análise na Diretoria de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret), junto ao MGI. Especificamente em relação ao concurso público, o presidente do INSS lembrou o que foi realizado em 2022, com abertura de mil vagas. Ele citou também o pedido emergencial de mais 250 vagas, feito pelo ministro Lupi ao MGI, e um pedido adicional de mais duas mil vagas, considerando a possibilidade de que esse total de 2.250 vagas sejam aproveitadas por meio da convocação de candidatos aprovados (e não classificados) no último concurso.

Após afirmar que está empenhando-se no sentido de tornar realidade as demandas dos servidores do INSS junto ao MGI, Stefanutto destacou a importância de as entidades sindicais se mobilizarem no mesmo sentido, para que sejam editados os projetos e instrumentos necessários ao pleno cumprimento do Acordo.

“A reunião foi positiva porque sinalizou a disposição do novo presidente do INSS de efetivamente resolver as pendências do Acordo de Greve do 2022, mesmo estando os pontos na dependência do Ministério da Gestão e Inovação. Esperamos que se materialize no atendimento às demandas dos servidores”, avaliou Rolando Medeiros.

Da parte do INSS, Alessandro Stefanutto foi acompanhado pela diretora de Gestão de Pessoas da autarquia, Sandra Luna, e pelo diretor de benefícios e relacionamento, André Paulo Felix Fidelis.

No dia 27/7, véspera do encontro com Stefanutto, também aconteceu em Brasília a reunião periódica do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Do CNPS o dirigente Rolando Medeiros participa como indicado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), à qual o Sindsprev/RJ é filiado.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias