25 C
Rio de Janeiro
terça-feira, junho 23, 2026
spot_img

Em evento no Sindsprev-RJ, assistidos da Geap criticam péssimo serviço prestado pela fundação

A Secretaria de Aposentados do Sindsprev-RJ promoveu, na tarde desta quarta-feira (6/5), no auditório do sindicato, mais um debate com a presença de representantes da Geap. O objetivo foi tirar dúvidas e responder a questionamentos apresentados pelos servidores da seguridade e do seguro social assistidos pela seguradora. Na abertura do evento, dirigentes do Sindsprev-RJ explicaram mais uma vez que a liminar obtida este ano pela Fenasps e Anasps continua valendo. Na prática, isto significa que continua suspenso o reajuste nas mensalidades do plano Geap.

Após uma fala inicial dos representantes da Geap, o Sindsprev-RJ abriu a palavra para que os assistidos apresentassem suas dúvidas e questionamentos. As principais críticas foram quanto à péssima qualidade do atendimento oferecido pela rede de clínicas e profissionais credenciados pela Geap, aos problemas de comunicação no canal 0800 disponível no Whatsapp da Geap, a cobranças financeiras indevidas feitas aos assistidos, à falta de informação sobre a devolução de valores após a liminar que suspendeu o reajuste nas mensalidades do plano e à falta de informação sobre a situação dos agregados.

Em uma primeira resposta, os representantes da Geap afirmaram, genericamente, que “estão realizando mudanças necessárias” para solucionar os problemas apontados, sem contudo especificar que medidas concretas pretendem adotar. Em relação aos problemas do 0800 (Call Center), os representantes da Geap também se limitaram a dizer que o serviço “será reestruturado”.

Dirigente da Secretaria de Aposentados do Sindsprev-RJ, Maria Celina de Oliveira fez duras críticas à gestão da Geap. “Precisamos saber quais são os convênios que realmente existem porque hoje, infelizmente, não temos a lista de convênios atualizados, e isto é uma coisa que a Geap deve nos comunicar. Queremos respeito com a nossa idade. Recentemente eu estive na Geap e demorei mais de 5 horas para ser atendida. Este tipo de atendimento não pode mais acontecer”, afirmou ela.

Insatisfeitos, maioria dos assistidos presentes e dirigentes do Sindsprev-RJ fizeram muitas críticas à Geap. Foto: Mayara Alves.

Dirigente da Secretaria de Imprensa do Sindsprev-RJ, Maria Ivone Suppo reforçou as críticas à gestão da Geap. “Sou da Geap da época da patronal, quando se resolviam os problemas, mas hoje em dia a Geap é uma bagunça e não respeita nenhum de nós, independente da idade. É uma falta de respeito e de ética com quem paga as mensalidades e não recebe um tratamento digno. A Geap nos trata como ninguém, mas somos seres humanos”, disse Ivone, que também criticou a ausência da Geap nos municípios. “Em Magé, não tem Geap. Em Niterói, também não tem Geap. O setor da Geap responsável por credenciar clínicas deveria primeiro conhecer a avaliação dessas clínicas antes de credenciá-las”, completou Ivone.

Também dirigente do Sindsprev-RJ, Sebastião José de Souza (Tão) lembrou que, há cerca de 9 meses, gestores da Geap estiveram no sindicato, ocasião em que ouviram dos assistidos reclamações muito semelhantes às apresentadas no evento desta quarta-feira (6/5). “Naquela época — disse Tão —, os representantes da Geap também prometeram solucionar, mas nada aconteceu desde então, e os problemas continuam. Também fizemos o mesmo debate na regional Niterói, sem resultado. A verdade é que a Geap não envelheceu conosco. Quero dizer aos representantes da Geap aqui presentes para fazerem o que tem que ser feito”, frisou.

Mesa que coordenou o evento sobre a Geap. Ao microfone, um dos representantes da Geap, Rodrigo Barbosa, e dirigentes do Sindsprev-RJ. Foto: Mayara Alves.

Em mais uma fala repleta de generalidades e abstrações, os representantes da Geap disseram que seu objetivo é “encontrar soluções”, incluindo a capacitação e treinamento de atendentes aos assistidos.

Ao final do encontro, foi acordado que, em um mês, a Geap se reúna com uma comissão de representantes do Sindsprev-RJ para avaliar quais demandas apresentadas pelos assistidos foram efetivamente solucionadas e atendidas. Em relação aos problemas do 0800 da Geap, a direção do Sindsprev-RJ sugeriu que a fundação crie um canal específico de comunicação com os assistidos do Estado do Rio.

A Geap foi representada por Rodrigo Barbosa (analista de relacionamento), Maikon (analista de relacionamento) e José da Silva Pacheco (coordenador de relacionamento).

NOticias Relacionadas

spot_img

Noticias