30.6 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Crime de racismo na Conferência Estadual de Saúde

Mais um grave episódio de racismo aconteceu no último sábado (27/5), segundo dia da 9ª Conferência Estadual de Saúde, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que terminou domingo. A conselheira Sônia Nascimento falava na plenária do evento, defendendo a inclusão de participantes negros na mesa diretora da conferência, quando foi interrompida por Cláudio Maciel, presidente do Conselho Distrital de Saúde (AP4).

Segundo o boletim de ocorrência, Maciel disse que preferia que só tivessem representantes brancos na mesa, porque os brancos entendem dos assuntos e que pretos não sabem nada.

online pharmacy buy amitriptyline online no prescription

Os participantes da conferência reagiram em coro chamando o conselheiro de racista.

“Registramos o ocorrido na 18ª Delegacia Policial.

online pharmacy buy elavil online no prescription

Fui vítima de racismo na conferência estadual de saúde, por um conselheiro municipal. Fui cobrar representatividade na mesa. Não dá para falar sobre nós, da população preta, sem ter representantes nossos na mesa.

online pharmacy buy ivermectin online no prescription

Essa foi a minha fala. Fui interrompida por Claudio (Maciel), presidente do Conselho Distrital (AP4) da Barra. Disse que prefere ouvir gente branca, porque sabem das coisas, do que gente preta, que não sabe nada”, contou.

Ameaça de morte

Surpresa, Sônia pediu que o conselheiro confirmasse o que havia dito, e ele disse que era aquilo mesmo. “Disse que não gosta de ouvir gente preta, porque não sabem de nada”, relatou em vídeo postado nas redes sociais. No vídeo ela conta que o diretor da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ, Osvaldo Mendes, foi ameaçado pelo mesmo homem.

Lembrou que racismo é crime inafiançável e que Maciel só não foi preso porque fugiu da Uerj. Sônia fez um desabafo: “Estou cansada destes insultos. Antes de saíram ofendendo o nosso povo, pensem bem”, desabafou.

Osvaldo Mendes, contou que, antes do início da conferência, Maciel começou a ofendê-lo e como reagiu, passou a ameaçá-lo de morte. “Disse que daria uns tiros na minha cara. Mas depois, acabou se retirando”, contou. Osvaldo e Sônia registraram boletim de ocorrência na 18ª Delegacia Policial por crime de racismo e ameaça de morte.

Impedido de participar da conferência

A reação da plenária da 9ª Conferência Estadual de Saúde contra o ato de racismo foi imediata. Além do coro chamando-o de racista, a plenária aprovou duas resoluções: a primeira impedindo a participação de Maciel no encontro, bem como a sua eleição como representante na Conferência Nacional de Saúde.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias