22.3 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Com fotos raras e ilustrações, livro conta a história de 50 lugares desaparecidos do RJ

“Cidades são territórios em disputa.

O jogo que envolve essa disputa se estabelece em teias tecidas pela construção de lugares de memórias, confrontos de narrativas, permanências e rupturas”.

Escrito com maestria pelo historiador Luiz Antônio Simas, o texto de apresentação do livro ‘Vestígios da Paisagem Carioca’ já sinaliza ao leitor o quanto esta publicação da editora Mauad X possui valor inestimável para todos os que desejam conhecer um pouco mais sobre a paisagem cultural da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

De autoria de Isabela Mota e Patrícia Pamplona, o livro traz fotos, charges e  cartões postais (alguns raríssimos) de 50 lugares desaparecidos do Rio de Janeiro, como o chafariz do Largo da Carioca, a praia de Santa Luzia, o Tabuleiro da Baiana, o Mercado da Candelária, a Livraria Garnier e a Igrejinha de Copacabana, entre muitos outros.

A publicação ajuda os leitores a compreenderem não somente as transformações do espaço urbano do Rio, mas também a constante reordenação e reorganização desse espaço a partir de interesses (econômicos, políticos, sociais) considerados primordiais em cada conjuntura específica.

A obra é de leitura obrigatória para colecionadores, urbanistas, arquitetos, jornalistas e cronistas da história do Rio de Janeiro, cidade onde os processos de gentrificação vêm cada vez mais excluindo as populações pobres das áreas mais nobres de seu espaço urbano, como verificado durante as obras que prepararam a realização dos grandes eventos esportivos (como Copa do Mundo e Olimpíadas).

Capa do livro ‘Vestígios da Paisagem Carioca’.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias