22 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Bolsonaro e aliados depõem nesta quinta sobre participação na tentativa de golpe

Nesta quinta-feira (22/2), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá comparecer à Polícia Federal (PF), onde prestará depoimento, como parte da Operação Tempus Veritatis que investiga os participantes da organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção no poder do próprio Bolsonaro.

De acordo com a Polícia Federal, todos os investigados devem depor ao mesmo tempo, em espaços separados. A estratégia será usada a fim de evitar a possível combinação de respostas entre os investigados.

Segundo o site jornalístico Congresso em Foco, a PF, além de investigar Bolsonaro, também tem como alvo figurões civis e militares, como os ex-ministros Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Segundo decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o PL foi peça atuante na tentativa de golpe. Inclusive, um documento justificando a decretação de estado de sítio e garantia da lei e da ordem foi encontrado na sede do PL.

Bolsonaro alterou minuta do golpe

De acordo com investigações da PF, Jair Bolsonaro pediu alterações na minuta do golpe. “Inicialmente, o texto previa a prisão dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e do presidente do Senado, Rodrigo Pacgeco (PSD-MG). Bolsonaro, porém, pediu alterações, mantendo apenas a prisão de Moraes”, diz matéria do Congresso em Foco.

“Como parte das investigações, o STF determinou a publicação da gravação ministerial coordenada pelo ex-presidente, em 5 de julho de 2022. Conforme a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, este foi o momento em que o então líder do Executivo ordenou a colaboração na campanha de sabotagem ao sistema eleitoral”, informa o site.

Veja que deve depor nesta quinta-feira

Jair Bolsonaro (ex-presidente)
Augusto Heleno (general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional)
Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)
Marcelo Costa Câmara (coronel do Exército)
Mário Fernandes (ex-ministro substituto da Secretaria-Geral da Presidência)
Tércio Arnaud (ex-assessor de Bolsonaro)
Almir Garnier (ex-comandante geral da Marinha)
Valdemar da Costa Neto (presidente do PL)
Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
Cleverson Ney Magalhães (coronel do Exército)
Walter Souza Braga Netto (ex-ministro e ex-candidato a vice na chapa de Bolsonaro)
Bernardo Romão Correia Neto (coronel do Exército)
Bernardo Ferreira de Araújo Júnior.
Ronald Ferreira de Araújo Junior (oficial do Exército)

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias