25.4 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, maio 1, 2024
spot_img

Ainda longe do pico da epidemia, Brasil pode se transformar no epicentro do coronavírus no mundo

Pesquisa realizada pelo grupo Covid-19 Analytics, do qual participa a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ), mostra que, apesar de ter caído, a taxa de contágio do coronavírus no Brasil ainda é alta. Na última semana, por exemplo, cada 10 brasileiros infectados transmitiram o vírus, em média, para mais 19 brasileiros, índice ainda muito longe do 1,0 necessário para estabilizar a epidemia, o que é considerado preocupante pelos epidemiologistas.

É por esse motivo que a grande maioria dos especialistas em saúde ainda considera precipitada qualquer decisão de ‘flexibilizar’ as medidas de distanciamento social, única forma comprovada e eficaz de evitar o aumento exponencial nas taxas de disseminação da covid-19 e, consequentemente, um colapso ainda maior dos sistemas público e privado de saúde.

Nesta quarta-feira (27/5), o Brasil registrou 411.821 casos confirmados do novo coronavírus e 25.

online pharmacy purchase desyrel online generic

598 mortes. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, foram 20.599 novos casos e 1.086 novos óbitos nas últimas 24 horas.

online pharmacy purchase zoloft online generic

O número de mortes diárias por covid no Brasil já é o maior do mundo, superando até mesmo o número de mortes dos EUA, país recordista na covid-19.

Publicado na edição desta segunda-feira (25) do jornal O Globo, um estudo do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME), da Universidade de Washington (EUA), alerta que o número total de mortos no Brasil poderá chegar a 125 mil no início de agosto, ou seja, cinco vezes maior que o atual. A conclusão do estudo aponta para a possibilidade de o Brasil se tornar o novo epicentro do coronavírus no mundo. O Instituto enviou um pedido de ‘lockdown’ ao governo Bolsonaro, que não só resiste à ideia, como também pretende flexibilizar ainda mais as medidas de distanciamento social. No chamado ‘lockdown’, as medidas de distanciamento social e restrição de mobilidade são ainda mais duras e radicais.

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (27/5) aponta que 60% da população brasileira apoia a adoção do ‘lockdown’ como forma de conter a disseminação do coronavírus. Contraditoriamente, no entanto, a mesma pesquisa indicou queda na adesão dos brasileiros às medidas de distanciamento social.

Ministério da Saúde contingenciou verbas de enfrentamento à covid

Reportagens publicadas nos principais jornais brasileiros nesta quinta-feira (28) confirmaram o que especialistas em saúde há muito já desconfiavam: o Ministério da Saúde aplicou só 23,6% dos recursos destinados ao tratamento e prevenção da covid-19. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Saúde, após consulta à Plataforma Siga Brasil, com informações atualizadas até o dia 20 de maio.

Os 23,6% correspondem a 8 dos 34 bilhões de reais disponibilizados ao Ministério da Saúde para o enfrentamento da covid.

online pharmacy purchase doxycycline online generic

Ainda restam, portanto, R$ 24 bilhões para tentar amenizar a crise do novo coronavírus na saúde.

Em declaração ao jornal O Globo, o Coordenador da Comissão de Financiamento e Orçamento do Conselho Nacional de Saúde, André Luiz de Oliveira, criticou o ritmo lento dos investimentos. “O Ministério da Saúde está muito lento, moroso no repasse do dinheiro. Está brincando com a vida das pessoas”, afirmou, em comunicado da entidade.

Partindo de um governo chefiado por um presidente (Bolsonaro) abertamente contrário e hostil às medidas de distanciamento social, o contingenciamento das verbas para enfrentamento à covid-19 não surpreende.

Entre os dias 18 e 19 de maio, quando o número de mortos por covid no Brasil pela primeira vez superou a marca de mil pessoas, Bolsonaro, após ser informado da trágica estatística, debochou da situação: “Quem for de direita toma cloroquina, quem for de esquerda toma tubaína”, mostrando profundo desrespeito pelo drama de milhares de brasileiros cujas vidas foram ceifadas novo coronavírus.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias