19.7 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, junho 25, 2026
spot_img

Entidades sindicais exigem do Governo o cumprimento de reivindicações antes da rodada de negociação

Texto publicado nas redes sociais da Fonasefe destaca que Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais se reuniram na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, em preparação para a segunda rodada de negociação de 2026. A reunião da Mesa Central está prevista para esta quinta-feira também na capital federal.

A reunião de alinhamento consensuou os itens prioritários que serão abordados pela Bancada Sindical. A primeira urgência é que o governo responda à pauta de reivindicações dos servidores públicos protocolada em janeiro deste ano.

A aprovação PL 1893/2026 – OIT 151, a implementação do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) para todos os servidores públicos, a implementação do auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas e a conversão do auxílio ressarcimento de saúde complementar em auxílio-saúde, o cumprimento dos acordos de greve e o empenho do governo na aprovação da PEC 06/ 2024, que propõe o fim da contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas, serão enfatizados pelas representações sindicais.

Outro ponto que será abordado pela Bancada Sindical na reunião com o MGI é a garantia da recomposição salarial para 2027. A reivindicação da Bancada é que haja previsão de recursos orçamentários na PLDO de 2027, com a retirada das “travas” e limitações que impedem que esses reajustes atinjam a isonomia entre os três poderes.

O texto acrescenta ainda que, na reunião de alinhamento, o Fonasefe apresentou um estudo, elaborado em parceria com o DIEESE, que analisa as arrecadações federais, os gastos com os juros da dívida pública e as renúncias fiscais dos últimos anos. O documento demonstra a viabilidade orçamentária para atender as pautas de reivindicações econômicas dos servidores públicos, como a conversão do auxílio ressarcimento de saúde complementar em auxílio-saúde e a implementação do auxílio-nutrição para os aposentados e pensionistas.

Os representantes sindicais também reivindicarão melhorias no processo de negociação entre governo e entidades representativas dos servidores públicos, como a elaboração conjunta da pauta das Mesas de Negociação e Mesas Nacionais Temáticas para tratar de temas específicos, como previdência, Governo Digital e outros itens prioritários.

NOticias Relacionadas

spot_img

Noticias