As entidades representativas dos servidores públicos federais estão preparando um Dia Nacional de Luta para 24 de janeiro, com atos por todo o país. A data é o Dia Nacional do Aposentado. O objetivo das mobilizações será pressionar o governo Lula (PT) a atender à pauta do funcionalismo federal, que inclui garantia de reposição salarial ainda em 2024, reestruturação de carreiras, realização de concurso público, fim do sucateamento e da privatização dos serviços públicos. Em relação às cláusulas de impacto econômico — como reposição salarial, reestruturação de carreiras e incorporação de gratificações —, a reivindicação é de que sejam extensivas a aposentados e pensionistas.
Participam da organização dos atos do próximo dia 24 de janeiro o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap).
Para a Fenasps e sindicatos filiados, é preciso não ter ilusão de que as reivindicações serão atendidas somente por meio de ofícios enviados aos órgãos de governo. Como já provado em inúmeros exemplos na história do Brasil, será necessária uma grande mobilização unificada das categorias do funcionalismo para forçar o governo Lula (PT) a recuar em sua intransigência.