De segunda a sexta-feira, das 9 às 15h, em sua sede (rua Joaquim Silva, nº 98, Lapa) e na Regional Norte João Amazonas (rua Maria Lopes, nº 100, Madureira), o Sindsprev/RJ está oferecendo atendimento aos aposentados e pensionistas da seguridade e do seguro social que ultimamente receberam comunicado, via e-mail, solicitando a realização de prova de vida. Na sede, o atendimento é feito no 3º andar (setor de cadastro), aos cuidados do funcionário José Roberto.
Nos atendimentos, o Sindsprev/RJ vai consultar os dados dos aposentados e pensionistas junto ao sistema “gov.br” para checar se realmente estão (ou não) em período de realização da prova de vida. Isto é necessário para não apenas confirmar se os e-mails enviados a eles são mesmo verdadeiros, mas para também evitar que os servidores caiam em possíveis fraudes. Para serem atendidos, os aposentados e pensionistas devem estar munidos de Identidade, CPF e do último contracheque.
“Os e-mails têm provocado uma grande insegurança entre aposentados e pensionistas, muitos deles achando que não mais receberão seus proventos, caso não realizem a suposta prova de vida. Eu mesma recebi um e-mail convocando para a prova de vida, embora não seja a época de fazê-la. Por isso é que resolvemos promover o atendimento às pessoas nesta situação.”, explica Maria Celina de Oliveira, dirigente da Secretaria de Aposentados e Terceira Idade do Sindsprev/RJ.