26.9 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, abril 3, 2025
spot_img

Sindsprev/RJ critica ‘elogio’ do Cofen à gestão caótica e terceirizada do Hospital Federal de Bonsucesso

Exemplo de má administração, a gestão terceirizada do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) foi classificada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) como de ‘excelência’. O elogio foi feito após visita de membros do conselho ao HFB e também ao Instituto Nacional do Câncer II (Inca II) em 28 de março.

Nas redes sociais o Cofen informou que o seu presidente, Manoel Neri, e a conselheira Ellen Peres, estiveram no Inca, que tem como diretora-geral a enfermeira Karla Biancha e no HFB, cuja superintendente é a enfermeira Elaine Lopes “para observar a gestão de excelência exercida pela Enfermagem nessas instituições”.

“O Cofen é muito importante e não pode ser utilizado desta forma. A gestão do HFB é indefensável e do ponto-de-vista ético da nossa profissão está longe de ser de excelência”, afirmou a diretora do Sindsprev/RJ, Christiane Gerardo. “Ao contrário, a gestão atua à revelia do regulamento da nossa profissão, com redirecionamento de usuários, superlotação e déficit de pessoal, sobretudo na Emergência, que coloca em risco o exercício seguro e profissional, além do desvio de função dos técnicos estatutários”, advertiu a dirigente.

Disse que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ) é conhecedor da realidade grave da Emergência do HFB tendo por obrigação alertar o Cofen para as reais condições da unidade. Afirmou que dirigentes do PT conduzem as autoridades ao erro e sugeriu ao Cofen que convoque urgentemente uma plenária com profissionais de Enfermagem da rede federal para não ser utilizado para defender o projeto do partido de fatiamento e transferência de recursos da rede federal para terceiros.

“O Cofen pode ir aos hospitais para dar suporte, orientar a gestão, segundo o Código de Ética Profissional, e não para fazer propaganda de uma gestão, o que é totalmente equivocado. Isso não significa que, ao criticar este posicionamento, estejamos desvalorizando a gestão de uma enfermeira, significa que o governo precisa dar as condições necessárias para o exercício profissional, inclusive para que os enfermeiros que estão em cargos de gestão possam realizar o seu trabalho com excelência”, ressaltou.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias