30.6 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Servidores fazem ato em Brasília nesta terça (31/5) pelo reajuste de 19,99% e fim do corte de verbas

Como parte da Campana Salarial do funcionalismo, os servidores públicos federais fazem atividades nesta terça e quarta-feiras, em Brasília, pelo reajuste de 19,99%. A pauta de reivindicações foi entregue ao governo em 18 de janeiro, seguida de atos em frente ao Ministério da Economia e ao Banco Central. Protestos foram realizados em outras datas para cobrar do governo a abertura de negociações.

Para esta terça (31) está prevista uma concentração no Espaço do Servidor, a partir das 9 horas; às 10 horas, haverá uma passeata em direção à Praça dos Três Poderes, passando pelo Ministério da Economia; às 14 horas acontece audiência pública no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (1/5) será realizada uma vigília em frente ao Ministério da Economia.

INSS

O reajuste de 19,99% é um item da pauta e corresponde à reposição parcial das perdas salariais causadas pela inflação de 2019, 2020 e 2021. Outras reivindicações são o fim do sucateamento dos serviços públicos prestados à população, o fim do teto de gastos e concurso imediato, além de questões específicas negociadas diretamente com ministério e autarquias de setores específicos do serviço público.
online pharmacy purchase albuterol online best drugstore for you

No caso do INSS, os servidores deflagraram greve dia 23 de março em um movimento nacional que durou 62 dias, obrigando o governo a negociar. O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos de Oliveira, disse que o reajuste, bem como o descongelamento do vencimento base dependem do Ministério da Economia.
online pharmacy purchase singulair online best drugstore for you

O governo acena com a ‘possibilidade de um reajuste de 5%’. Mesmo neste caso, não existe nada garantido, não havendo, na prática, qualquer negociação sobre este item.

A mídia tem exercido um papel vergonhoso, numa campanha diária contra a concessão de qualquer tipo de reajuste, chamando o percentual de reposição parcial das perdas (19,99%) de ‘aumento salarial’. E acrescentando que causará um ‘desequilíbrio fiscal’.

Acompanhe a audiência

Em seu site, a Federação Nacional (Fenasps) informa que, além dos atos, participará de audiência pública conjunta das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. O debate será sobre o sucateamento do INSS e a greve dos servidores do órgão, que foi encerrada na semana passada após dois meses de paralisação.
online pharmacy purchase synthroid online best drugstore for you

A audiência ocorrerá nesta terça-feira, 31 de maio, às 13h, e poderá ser acompanhada de forma virtual e interativa pelo e-Democracia neste link.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias