25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Em SC, Justiça reconhece insalubridade em grau máximo para quem trabalhou em ‘áreas covid’

Em resposta a uma ação movida em maio de 2020 pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sintrafesc), a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 12 reconheceu o direito ao recebimento do adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que comprovadamente atuaram nas áreas covid do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina. Embora ainda não seja definitiva, a decisão abre caminho para o efetivo reconhecimento ao adicional de insalubridade para os trabalhadores que atuaram nas áreas covid e arriscaram suas vidas no atendimento à população brasileira durante a pandemia do coronavírus.

A EBSERH ainda poderá apresentar recurso contra a decisão. No entanto, se a decisão for confirmada nas instâncias superiores, ao final do processo todos os servidores que trabalharam nas áreas covid e não receberam o adicional de insalubridade em grau máximo poderão cobrar as diferenças devidas.

online pharmacy buy priligy no prescription pharmacy

Cálculo da insalubridade: TST determina que seja pelo salário básico

Dirigente regional do Sindsprev/RJ, a servidora Cristiane Gerardo comemorou a decisão do TRT em Santa Catarina, mas frisou a importância de os servidores da rede federal do Rio também procurarem o Departamento Jurídico do Sindsprev/RJ para ingressarem com ações individuais pleiteando o adicional de insalubridade em grau máximo. “Na rede federal do Rio o adicional de insalubridade é pago no percentual de 10% do vencimento-base, segundo parâmetros gerais estabelecidos pela União. É preciso que os servidores nesta situação procurem o jurídico do Sindsprev/RJ munidos das documentações que comprovem a exposição a agentes e situações de risco à saúde.

online pharmacy buy ivermectin no prescription pharmacy

Quero lembrar que, durante a pandemia de covid, cerca de 900 profissionais de saúde perderam a vida no Brasil em decorrência do coronavírus, um dos maiores índices de mortalidade do mundo, comparável aos óbitos que acontecem durante guerras.

online pharmacy buy levaquin no prescription pharmacy

Além de os sindicatos moverem ações judiciais pleiteando a insalubridade em grau máximo, a Fenasps deve se esforçar para colocar esta questão no centro das negociações com o governo federal. A saúde dos trabalhadores deve ser a primeira preocupação de todos”, disse ela.

Veja nota do Sintrafesc: detalhes da ação

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias