Trabalhadores do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) fazem assembleia emergencial na próxima segunda-feira (9/10), a partir das 11h, no auditório Jorjão. O principal ponto de pauta será a posição dos servidores quanto à possível transferência da gestão do HFSE para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que atualmente administra o Hospital Universitário Gafrée e Guinle, na Tijuca.
Convocada pelo Sindsprev/RJ e pelo Comitê de Luta contra a Ebserh, a assembleia também vai apresentar informes sobre carreira da seguridade social e campanha salarial do funcionalismo. Da assembleia vai participar a professora da UFRJ Fátima Belinsk, especialista em Ebserh e integrante da Frente Contra a Privatização da Saúde. Um representante da Associação de Servidores da UniRio/Gafrée também foi convidado.
Se a transferência do HFSE para a Ebserh for consumada, na prática isto vai significar o fim do Hospital Federal dos Servidores do Estado e um grande desfalque na rede federal de saúde do Rio.
A intenção do governo Lula (PT) de transferir o HFSE para a Ebserh foi amplamente rejeitada pelos servidores da rede federal durante manifestação ocorrida na última terça-feira (3/10), em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde, na rua México 128.