24 C
Rio de Janeiro
terça-feira, abril 30, 2024
spot_img

Rede Federal faz hoje (5/10), às 17h, assembleia para definir as próximas mobilizações

Servidores da rede federal de saúde do Rio fazem assembleia hoje (5/10) para deliberar sobre a mobilização pelo atendimento de suas reivindicações. A assembleia será realizada por meios virtuais, no aplicativo Jitsi-Meet, a partir das 17h. O acesso à sala virtual da assembleia poderá ser feito no link abaixo:

Link de acesso

A assembleia vai definir as próximas mobilizações da rede federal tendo em vista a omissão do Ministério da Saúde no cumprimento do acordo de greve da enfermagem e no atendimento das demais reivindicações dos servidores. Em relação ao piso da enfermagem, por exemplo, até o momento o Ministério da Saúde não se movimentou para exigir da Advocacia-Geral da União (AGU) a revisão do parecer que tenta impor a jornada de 44h semanais como pré-condição para o pagamento do piso em valores integrais na rede federal. De forma semelhante, o Ministério também não se movimenta para promover o enquadramento dos auxiliares como técnicos de enfermagem, outra reivindicação importante sobre o piso salarial. A omissão do Ministério tem sido tanta que, recentemente, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevendo o enquadramento dos auxiliares como técnicos de enfermagem.

Em relação ao pagamento da insalubridade, o Ministério da Saúde não toma ações concretas para implementar o estabelecido no próprio laudo técnico que ele emitiu em 2017. O documento assegura o recebimento do adicional pelos servidores que a ele fazem jus.

No ponto relativo à possível transferência do HFSE para a Ebserh, o Ministério da Saúde pretende, na prática, começar o desmonte da rede federal de saúde, entregando unidades para um modelo de privatização. O que é inaceitável.

Durante o ato unificado da última terça (3/10), em frente ao Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), no Centro, a reunião entre o titular do DGH, Alexandre Teles, com o Sindsprev/RJ e uma comissão de servidores terminou sem soluções concretas.

Diante de todas essas omissões do atual governo, é necessária uma resposta urgente dos trabalhadores da rede federal na assembleia de hoje (5/10). Participe você também.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias