*Servidores da saúde de Niterói realizaram manifestação no último domingo (21/6), na praia de Icaraí.
Com cruzes representando as mortes de profissionais de saúde e de moradores da cidade, o ato foi em defesa da valorização profissional e contra todas as violações de direitos que a prefeitura de Niterói tem imposto aos servidores. A manifestação também criticou a flexibilização do isolamento social iniciada na cidade, que pode ter sido responsável pelo aumento dos casos de coronavírus.
Profissionais de saúde e participantes da Frente dos Fóruns de Niterói, que representam diversos movimentos sociais da região, estiveram presentes, mantendo o distanciamento necessário e usando equipamentos de proteção.
Diversas pessoas que passavam mostraram seu apoio ao movimento.
A manifestação pública em protesto contra a precarização dos salários foi aprovada na assembleia virtual dos servidores realizada em 8 de junho, assim como a retomada da luta em defesa da reforma sanitária, do Sistema Único de Saúde (SUS) e em defesa de um salário digno.
Na próxima segunda, dia 6 de julho, os servidores da saúde realizam uma assembleia virtual. A manifestação do último domingo foi organizada pela Associação dos Servidores da Saúde de Niterói.
*Postagem realizada a partir de texto produzido pela jornalista Claudia Abreu, da Associação de Servidores da Saúde de Niterói.