Dirigentes do Sindsprev/RJ foram recebidos nesta terça-feira (9/5), em Brasília, pela nova titular da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (COGEP) do Ministério da Saúde, Etel Matielo, a quem entregaram ofício reivindicando soluções para demandas pendentes dos servidores da pasta, incluindo aqueles cedidos a municípios fluminenses.
Em relação a um dos principais pontos tratados na reunião, o pagamento da insalubridade, ficou acordado que o Sindsprev/RJ vai novamente encaminhar pedido de aumento no valor do adicional, a partir de laudo técnico homogêneo de 2017 que comprova o direito dos servidores. O objetivo é permitir que a COGEP busque, junto à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do ministério, a majoração do referido adicional.
Sobre as pendências relacionadas às questões de aposentadoria especial, contagem de tempo e realização de exames periódicos dos servidores da Vigilância em Saúde, foi definido que o Sindsprev/RJ também encaminhará ofício ao ministério, pedindo soluções concretas.
Estes pontos têm trazido grande apreensão aos trabalhadores, que reivindicam a conversão de tempo especial em tempo comum. No caso dos exames periódicos, já não são realizados há décadas, apesar de tais exames serem essenciais para o monitoramento e a prevenção de inúmeras doenças ocupacionais.
As situações vivenciadas pelos servidores cedidos a municípios fluminenses serão objeto de debate, a ser organizado na sede do Sindsprev/RJ, para que o Ministério da Saúde dê encaminhamento concreto às demandas desses trabalhadores.
No ponto referente ao Acordo de Greve de 2014, foi acertado que o Ministério da Saúde envidará esforços para viabilizar o prosseguimento de sua implementação. O entendimento do Sindsprev/RJ é o de que a implementação dos termos do Acordo de Greve de 2014 já deveria ter sido superada pela sua assinatura.
Representaram o Sindsprev/RJ na reunião com a COGEP os dirigentes Sidney Castro, Enilton Felipe, Luis Henrique Santos e Cristiane Gerardo.
Uma nova reunião foi indicada para a última semana de maio. Pela COGEP, além de Etel Matielo, participou sua assessora Raquel.