Assembleia online dos servidores da rede federal realizada na noite de quarta-feira (27/3) aprovou a adesão da categoria ao calendário nacional de luta do funcionalismo, com paralisação de 24h no próximo dia 3 de abril e ato público unificado em frente à entrada do Hospital Cardoso Fontes (Jacarepaguá), a partir das 10h30.
O calendário nacional de luta está sendo convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Além do Rio de Janeiro, atos e mobilizações serão realizados dia 3/4 nos estados e em Brasília.
A assembleia da rede federal também deliberou que, com a ajuda do Sindsprev/RJ, os servidores da rede federal promovam seminário com vistas a preparar e organizar a luta contra qualquer tentativa de privatização das unidades de saúde, incluindo a Ebserh.
Durante a assembleia, os servidores repudiaram o divisionismo patrocinado por pessoas de fora da rede federal e que não compõem a carreira da seguridade social. Assim, a assembleia reafirmou o princípio de que, sobre carreira dos servidores, só poderá falar e ter voz em nome da rede federal quem é da carreira. Ou seja: quem é da rede federal.
Uma última deliberação foi de que os servidores façam levantamento financeiro e assistencial das unidades geridas pela Ebserh, visando confrontar a atual situação dessas unidades com os dados da rede federal.