23 C
Rio de Janeiro
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Piso da enfermagem: Sindsprev/RJ recebe caravana do MS nesta quinta e convida servidores

O Sindsprev/RJ convida todos os profissionais da enfermagem a comparecer ao auditório da entidade (Rua Joaquim Silva, 98-A, Lapa), nesta quinta-feira (14/3), às 17 horas. Na mesma data, horário e local o Sindicato estará recebendo a caravana do Ministério da Saúde que vem ao estado do Rio de Janeiro para verificar a implantação do piso nacional da categoria.

“A caravana do piso vai estar em nossa entidade ouvindo as críticas e informações da enfermagem à convite do Sindsprev/RJ. É de suma importância todos estarem presentes para informar sobre a realidade enfrentada pela categoria em nosso estado”, explicou Christiane Gerado, diretora do Sindicato. Acrescentou estarem sendo convidados representantes de outras entidades e também parlamentares federais, para juntos fiscalizar o cumprimento da Lei do Piso.

O que é?

A caravana é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e busca uma articulação com as instâncias de controle social e deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a SGTES os contatos estão sendo realizadas com Conselhos de Saúde, Comissões Intergestores Bipartites (CIB), Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), órgãos e entidades administrativas públicas para atender às demandas dos estados, municípios e Distrito Federal, relacionadas à operacionalização e efetivação do pagamento do piso.

O objetivo da caravana, ainda conforme o SGTES, é subsidiar os entes federativos com informações sobre o repasse da Assistência Complementar Financeira (AFC) da União para efetivar o Piso Nacional da Enfermagem. E ainda busca apoiar o processo de implantação do piso em todo o território nacional, acolhendo demandas e esclarecendo dúvidas de profissionais responsáveis pelo preenchimento do sistema InvestSUS, além de qualificar os responsáveis pela informação inserida no sistema.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias