26.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Niterói: saúde municipal vai paralisar atividades no Dia Nacional de Luta (18/3)

*Como parte das atividades do Dia Nacional de Paralisação, Mobilizações, Protestos e Greves contra os cortes de direitos (18 de março) convocado pelas centrais sindicais, os servidores da saúde municipal de Niterói vão paralisar suas atividades nesta data, realizando um ato público em frente à prefeitura, a partir das 14h. Na manifestação os servidores também vão cobrar a imediata implantação da nova tabela salarial prometida pelo prefeito Rodrigo Neves. Às 16h, os servidores da saúde de Niterói seguirão para o Rio de Janeiro, onde vão se incorporar ao ato unificado de todo o funcionalismo público, a partir das 17h, na Candelária. As atividades em Niterói estão sendo organizadas pelo Sindsprev/RJ e pela Associação dos Servidores da Saúde Municipal.

A decisão de paralisar suas atividades e se incorporar ao Dia Nacional de Lutas foi tomada pelos servidores da saúde de Niterói em assembleia realizada na última segunda-feira (9/3), após reunião do Sindsprev/RJ e da Associação com representantes da prefeitura para discutir a implementação da nova tabela salarial — leia ao final.

“A próxima quarta-feira será um dia em que diremos não ao desmonte da saúde, da previdência, dos serviços públicos. Um dia de luta contra os cortes de direitos. Um dia para também exigir do prefeito Rodrigo Neves que cumpra o prometido e implemente a tabela salarial, invista em saúde pública. É importante a participação de todos, incluindo os servidores cedidos do Ministério da Saúde e os do INSS. Todos estamos sendo atingidos pela ameaça de corte de direitos”, explicou Ivone Suppo, da direção do Sindsprev/RJ.

Vigília durante reunião do dia 9/3

Os servidores da saúde de Niterói realizaram vigília na tarde de segunda, dia 9 de março, na Fundação Municipal de Saúde. Após a confirmação de que o novo secretário de saúde não havia sido empossado, os servidores desceram até o gabinete do prefeito. Uma comissão com representantes da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói e do Sindsprev/RJ foi recebida pelo secretário de governo e pelo secretário executivo do gabinete.

A tabela salarial em negociação foi apresentada pela Secretaria de Saúde há dois anos, em contrapartida àquela apresentada pelos servidores. Os estudos de impacto já foram feitos e considerados viáveis pela própria Fundação Municipal de Saúde. Foi solicitado o agendamento de audiência com o prefeito Rodrigo Neves ou qualquer secretário que possa dar andamento à implantação da tabela salarial negociada.

INSS também vai participar das atividades do dia 18/3

Os servidores do INSS lotados na Gerência Executiva de Niterói também vão se incorporar às atividades do dia 18 de março, no Rio de Janeiro. Na segunda-feira (16/3), eles realizam assembleia específica para organizar sua forma de participação. Será às 15h, na Gerência Niterói (rua Dr. Borman, 6. Além de combaterem a reforma administrativa do governo Bolsonaro, os servidores do INSS lutam por carreira do seguro social; reajuste salarial, auxílio-creche, concurso, revisão de metas e em defesa da previdência pública.

*texto produzido com a colaboração da Associação de Servidores da Saúde Municipal de Niterói. Agradecimento à jornalista Cláudia Abreu.

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias