29.7 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Nesta segunda-feira (29/5), às 11h, servidores fazem ato de desagravo à enfermagem do Cardoso Fontes

Profissionais de enfermagem do Hospital Federal Cardoso Fontes (HCF), em Jacarepaguá, fazem assembleia emergencial nesta segunda-feira (29/5), às 11h, no Jardim de Inverno da unidade. A assembleia será, na verdade, um ato de desagravo à enfermagem, que vem sendo atacada em suas funções e autonomia.

O caso mais recente ocorreu na última quinta-feira (25/5), quando a diretora de divisão assistencial, Dra. Aparecida, agiu de forma  arbitrária e desrespeitosa durante reunião com a chefia de enfermagem do hospital e membros do DGH que fazem uma intervenção na unidade em função das graves denúncias de uso inadequado dos recursos de manutenção do Hospital.

Dra. Aparecida, na referida reunião, acusou a enfermagem de “lotar os corredores do Cardoso Fontes com macas”. Aparecida também afirmou, segundo os servidores, que a chefia de enfermagem “não sabe conduzir os seus serviços” e “que não tolera mais trabalhar com ela”.

“As acusações da Dra. Aparecida são as mesmas da época do bolsonarismo e da direção anterior do Cardoso Fontes, onde ela era gestora. A população procura o nosso hospital porque ele, mesmo sob grande precariedade, é uma unidade que tem a emergência aberta e aqui nós não mandamos ninguém que precise de assistência embora, pois no Cardoso Fontes não impera a Empurroterapia e temos orgulho disto. Além do mais, não cabe ao serviço de enfermagem fazer triagem, mas apenas a classificação de risco, o nível de urgência e risco de vida dos pacientes, que determinam o tempo de capacidade de espera do usuário.

Se um determinado paciente será ou não atendido, esta é uma decisão de critério médico. A enfermagem não pode chamar para si tal atribuição. A enfermagem não escolhe quem vai ou não ser atendido, mas apenas caracteriza a urgência da necessidade do atendimento”, afirmou Cristiane Gerardo, dirigente regional do Sindsprev/RJ.

A chefia de enfermagem do Hospital Federal Cardoso Fontes é a única eleita em todo o Estado do Rio, em votações que ocorrem há mais de20 anos.

“A enfermagem do Cardoso, assim como todas as demais categorias que compõem a multidisciplinaridade na assistência à saúde, é aguerrida. Estamos fartos de sermos desrespeitados, subjugados e constrangidos em nosso espaço laboral”, desabafou Chris Gerardo.

buy rotacaps online https://www.victus.com/wp-content/uploads/2022/08/png/rotacaps.html no prescription pharmacy

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias