Nesta quarta-feira (24/1), a partir das 10h, em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) — rua México, 128 – Centro —, acontece o grande ato unificado dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da seguridade (Saúde), da Vigilância em Saúde (ex-Funasa) e do Seguro Social (INSS).
Organizado pelo Sindsprev/RJ, o ato unificado será parte das mobilizações do Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas convocado pelas entidades representativas do funcionalismo público federal, como Fonasefe, Fonacate, Mosap Fenasps e sindicatos filiados. Atos semelhantes ao do Rio de Janeiro acontecerão em outras capitais brasileiras.
Os servidores ativos e aposentados vão cobrar reajuste salarial, incorporação de gratificações (com paridade), concurso público, reestruturação de carreiras, cumprimento dos acordos de greve, pagamento integral do piso da enfermagem e suspensão imediata da entrega das unidades federais de saúde à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eserh). “Há uma grande disposição dos servidores em lutar de forma unificada por esta pauta que é essencial. Além da rede federal e do INSS, os servidores da Vigilância em Saúde reafirmaram, em suas assembleias, a determinação de comparecer ao ato desta quarta-feira”, frisou Sidney Castro, dirigente do Sindsprev/RJ.
Passado o primeiro ano do governo Lula (PT), as promessas de revalorização dos serviços públicos brasileiros ainda continuam no papel. Nas negociações realizadas ao final de 2023 com as entidades do funcionalismo, o governo federal sinalizou com zero de reajuste salarial e também não respondeu de forma objetiva sobre as demais reivindicações, como a realização dos prometidos concursos para recompor a força de trabalho na saúde e no INSS.
Nesta quarta-feira (24/1), participe do ato unificado. Lembre-se: os servidores ativos de hoje serão os aposentados de amanhã.