26.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Morte de Januário Garcia deixa lacuna irreparável na luta contra o racismo no Brasil

A Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ lamenta a morte de Januário Garcia (foto), ocorrida nesta quarta-feira (30/6), em decorrência da covid. Fotógrafo com extenso e reconhecido trabalho nas áreas de publicidade, música e documentação de afrodescendentes, Januário Garcia registrou com suas imagens uma parte significativa da história do negro no Brasil, produzindo um acervo de inestimável valor etnográfico que virou referência para inúmeros pesquisadores de todo o país e do exterior.

A atuação profissional de Januário Garcia também incluiu a produção de fotos para capas de discos de artistas como Gilberto Gil, Tim Maia, Belchior, Chico Buarque e Leci Brandão, entre outros. Além do Brasil, seus trabalhos foram expostos em países como Canadá, México, Bélgica, Senegal, Togo (República Togolesa), Nigéria, Estados Unidos, Áustria e Japão.

Como presidente do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN), Januário Garcia teve uma atuação marcada pela valorização da identidade dos povos negros e de fortalecimento da luta contra o racismo, dentro e fora do Brasil.

“O desaparecimento de Januário Garcia deixa uma lacuna irreparável na luta contra o racismo e pelo pleno reconhecimento dos direitos dos povos negros a viverem numa sociedade sem discriminações e sem preconceitos. Uma sociedade onde haja efetiva justiça. A justiça pela qual ele sempre lutou e que ainda está muito longe de ser realizada. Seguiremos em nossa luta, prestando as merecidas homenagens a ele. Januário Garcia, presente!”, frisou Osvaldo Mendes, dirigente da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ.

Para conhecer mais sobre os trabalhos e a trajetória de Januário Garcia, acesse a página oficial do fotógrafo na internet, clicando no link abaixo:

Site Januário Garcia

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias