24.2 C
Rio de Janeiro
terça-feira, abril 15, 2025
spot_img

Glauber Fica! Movimento sindical combativo se coloca contra a cassação do deputado Glauber Braga

A tentativa de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) precisa ser repudiada por todo o movimento social brasileiro, pois representa um ataque a um parlamentar que se coloca ao lado das lutas dos trabalhadores, das mulheres, negros e indígenas. A cassação, já aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, é também uma tentativa do chefe do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), de calar o parlamentar que mais tem denunciado o uso do orçamento secreto para manter o poder de Lira na Câmara.

Centrais sindicais, como a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), federações, como a Fenasps e sindicatos, como o Sindsprev/RJ, têm se pronunciado, denunciando a perseguição de Lira a Glauber e exigindo o fim da farsa da cassação, que é também um ataque à democracia por desrespeitar as milhares de pessoas que o elegeram. A alegação para a cassação é que o parlamentar teria expulsado com empurrões do Congresso um integrante do movimento de extrema-direita, o MBL, que o provocava há meses, e, naquela ocasião, xingou sua mãe, que estava com alzheimer e faleceu dois dias depois.

O diretor do Sindsprev/RJ, Vinícius Lopes, frisou que o Sindicato, em nome dos trabalhadores da saúde, previdência e do seguro social agradecem a participação do deputado Glauber Braga na greve de 2024, não só com apoio político, mas com a sua presença nas paralisações e nas comissões da Câmara onde ele atua. “Também é um dos deputados que mais se empenha na defesa do serviço público de qualidade, público e gratuito e da Previdência Social. Por isto mesmo a nossa categoria só tem a agradecer ao deputado por representar bem o servidor e o serviço público”, afirmou.

Voz em defesa do serviço público de qualidade – O presidente da CTB Rio, Paulo Farias, lembra que a CTB foi a primeira central sindical a se manifestar contra esse absurdo, esse golpe, esse ataque ao mandato legítimo de Glauber Braga. “O deputado Glauber tem sido uma voz importante no Congresso contra as privatizações, contra o desmonte do Estado brasileiro para o favorecimento dos grandes conglomerados estrangeiros”, afirmou. “Os motivos fúteis que embasam esse argumento golpista não devem prosperar pois é um grave atentado à democracia. Já manifestamos nossa solidariedade ao deputado Glauber e o faremos sempre, pois temos certeza que o deputado não faltará ao seu compromisso com a classe trabalhadora, não faltará em seu compromisso com a defesa da democracia, não faltará em seus compromissos com a soberania nacional”, afirmou Farias.

A diretora da Fenasps, Thaize Antunes, ressaltou que Glauber Braga é um dos parlamentares mais ativos no campo da esquerda. “Na nossa avaliação, essa tentativa de cassação se dá como forma de represália. É uma forma de tentar calá-lo porque ele é o parlamentar que faz o embate direto com Arthur Lira, sendo um dos que denunciou o orçamento secreto. A tentativa de cassação é, na verdade, uma perseguição”, denunciou.

Apoio ao INSS e Saúde Federal – Thaize lembrou da presença e do apoio do deputado às lutas do seguro e da seguridade social, em particular, do INSS. “Para nós do INSS o Glauber tem uma importância ainda maior; nos acompanhou durante a greve, foi um dos principais parlamentares que nos auxiliaram; esteve conosco em reunião com o ministro, quando ninguém conseguia essa audiência; e esteve conosco, inclusive, no dia em que estava sendo instaurado o processo contra ele, tendo, por isto mesmo, chegado atrasado na instauração por nossa causa. Por tudo isso a nossa posição é por Glauber Fica!”, disse.

A diretora do Sindsprev/RJ, Christiane Gerardo, também denunciou a cassação como um artifício para silenciar o parlamentar de esquerda que apoia entre outras lutas, a da saúde federal. “O que o Glauber está passando é uma perseguição pelo posicionamento que ele tem, firme e corajoso, de confrontar as ações de parte do Congresso Nacional. Os deputados que votaram no Conselho de Ética, pela sua cassação em outras votações, para casos de deputados que cometeram atos realmente graves, se posicionaram pela absolvição”, afirmou. Chamou de descarada a tentativa de cassação.

Cassação é ataque a quem denuncia a podridão do poder – “É um descaramento do Congresso perseguir o mandato de Glauber que representa uma série de lutas socais, que não são poucas. O mandato do Glauber representa a luta da saúde federal, dos profissionais da educação, cultura, do meio ambiente. Um ataque a um mandado com esta envergadura política, é um ataque a todos os trabalhadores pela possibilidade de perda da sua representação, além de desrespeitar o processo democrático, pois milhares de pessoas foram às urnas eleger Glauber como seu representante no Congresso Nacional”, frisou Christiane.

O diretor do Sindsprev/RJ, Vinícius Lopes, disse que a cassação do deputado é uma afronta aos movimentos sociais, aos sindicatos, àqueles que questionam as entranhar podres do poder. “É, portanto, a cassação de todos nós. Por isto o Sindsprev/RJ, não só se solidarizou, como esteve presente em todos os atos em defesa do mandato do deputado, no Rio de Janeiro e em Brasília, o mesmo fazendo as nossas entidades nacionais”, ressaltou.

Para o dirigente a tentativa de cassação é uma afronta, “porque Glauber questionou e vai continuar a questionar, porque ele vai ficar, essas entranhas perversas que tomam conta do país. Aquele que não se enquadra e denuncia, é perseguido. Mas nós não vamos baixar a cabeça, não vamos aceitar. O deputado Glauber Braga é fundamental para o movimento de resistência contra a direita e ultradireita que hoje têm o mesmo projeto de poder: derrotar os avanços sociais, derrotar a classe trabalhadora. Por isto, o Sindsprev/RJ tem que gritar bem alto: Glauber Fica!”, disse.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias