Servidores federais, estaduais e municipais, além de trabalhadores de empresas estatais, realizam nesta quinta-feira (28/4) dois importantes atos unificados por reposição salarial, concurso, condições de trabalho, em defesa do serviço público e contra as privatizações.
Em Niterói, a manifestação será às 10h, em frente à prefeitura. No Rio, às 16h, em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Largo de São Francisco (Centro), de onde os servidores irão em passeata até a praça Mário Lago (buraco do Lume).
Convocadas e organizadas pelo Fórum dos Servidores do Rio, as manifestações terão a participação de representantes do Sindsprev/RJ, Sepe-RJ, Sindisep-RJ, Sintufrj, Sintur, Sintuff, Afinpi, Aduff, Andes, Aduenf, Asfoc, Sindpefaetec e Aduerj, entre outras entidades sindicais.
O consenso entre os sindicatos e associações que participaram da plenária realizada dia 20/4 foi de que é ainda mais necessário, neste momento, aumentar a pressão sobre os governos federal, estadual e municipal pela concessão de reajuste e mais investimentos nos serviços públicos.
Outro encaminhamento foi no sentido de manifestar total apoio aos servidores do INSS, que desde o dia 23 de março estão em greve nacional contra o sucateamento daquela importante autarquia de previdência pública.
Quanto ao feriado do próximo domingo (1º de maio, dia do trabalhador), foi definida a realização de atividade no Aterro do Flamengo, a partir das 10h.