28.5 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Entidades exigem resposta ao pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro

Partidos de oposição protocolaram na manhã desta quinta-feira (21/5) pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Câmara dos Deputados.

online pharmacy order doxycycline online generic

Esse é o primeiro pedido de impeachment no qual partidos se juntam — outros foram entregues, mas por iniciativas individuais de parlamentares — para exigir a saída de Bolsonaro.

PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP e mais de 400 entidades e movimentos sociais, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Federação Nacional dos Jornalistas e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil assinam o pedido de impedimento do presidente.
O principal argumento do pedido é o crime contra a saúde pública cometido por Bolsonaro ao boicotar abertamente o isolamento social determinado pelo próprio ministério da Saúde do seu governo e pela Organização Mundial de Saúde, seja defendendo publicamente de forma sistemática o fim do confinamento, seja participando e apoiando manifestações contra a medida. Este comportamento impactou a população, se traduzindo num verdadeiro genocídio, tendo reduzido a adesão ao isolamento, o que fez disparar o número de contaminados e mortos pela doença em todo o país.

Outros motivos citados como crime de responsabilidade na solicitação de abertura de processo de impeachment estão a participação do presidente em manifestações antidemocráticas, as suspeitas de interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal. Bolsonaro participou de manifestações que exigiam o fechamento do Congresso Nacional e a reedição do Ato Institucional nº5.

online pharmacy order wellbutrin online generic

Segundo o documento, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade contra o livre exercício dos poderes Legislativo e Judiciário e dos poderes constitucionais dos estados, bem como crime de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

online pharmacy order lexapro online generic

As manifestações são alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal, que busca apurar possíveis crimes na organização dos atos, mirando, inclusive, deputados bolsonaristas, como Daniel da Silveira (PSL-RJ).

Também são citadas, as suspeitas de interferências políticas de Bolsonaro na Polícia Federal como uma grave violação ao princípio republicano e ao mandamento constitucional da impessoalidade no exercício da administração pública. O documento afirma que o presidente tentou usar o seu cargo para alcançar propósitos pessoais para blindar sua família em investigações policiais através do acesso a relatórios de investigações sob sigilo e a tentativa de indicação de autoridades da Polícia Federal que estejam submetidas aos desígnios de natureza privada do ocupante da Presidência, configurando crime contra a probidade na administração.

Bolsonaro ajudou a disparar a Covid-19

Segundo o novo informe diário da OMS sobre a situação da covid-19, publicado na manhã desta sexta-feira, o Brasil representou um quarto das mortes registradas e confirmadas no mundo num período de 24 horas. No total, a entidade informa que 4,4 mil casos fatais foram registrados no período avaliado em todo o mundo. No Brasil, os dados mostram 1179 óbitos. Nos EUA, foram 932 casos. Se forem considerados os dados nacionais mais recentes, o Brasil soma mais de 20 mil mortes, uma marca que apenas seis países no mundo atingiram.

Passada a marca das 20 mil mortes e dos 300 mil casos confirmados, a perspectiva é de que o Brasil atinja novo patamar nesta sexta. Com uma diferença de 7.467 contaminados em relação à Rússia, o país deve ultrapassar os europeus na lista dos mais atingidos pelo novo coronavírus e assumir o segundo lugar.

Rodrigo Maia blinda Bolsonaro

O crime contra a saúde pública caracteriza o cometimento de crime de responsabilidade, motivo mais do que suficiente para a abertura e afastamento do presidente. Mas o presidente cometeu mais de 20 crimes diferentes que também caracterizam crime de responsabilidade e que constam do pedido de impeachment coletivo e de vários outros, anteriormente entregues à Câmara dos Deputados.

O problema é que, até aqui, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) sequer respondeu aos cerca de 30 requerimentos de abertura de processo de impeachment, baseados em diferentes motivos. Para as entidades e partidos políticos que entregaram este primeiro pedido coletivo, o Congresso tem que responder logo, já que o que está em jogo é a vida do povo brasileiro e a democracia.
*Com informações dos partidos e entidades que assinam o pedido de impeachment e da imprensa comercial.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias