26.6 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Em resposta à omissão do Ministério da Saúde, servidores da rede federal param 24h no próximo dia 18/10

Assembleia dos servidores da rede federal realizada na tarde da última quinta-feira (5/10) — por meios virtuais — aprovou uma paralisação de 24h no próximo dia 18 de outubro, com ato público a partir das 11h, em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), na rua México 128 – Centro.

A paralisação será a resposta dos trabalhadores da rede federal à omissão do Ministério da Saúde no cumprimento do acordo de greve da enfermagem e das demais reivindicações da categoria. Algumas dessas pendências são: revisão do parecer que tenta impor a jornada de 44h semanais como pré-condição para o pagamento do piso da enfermagem em valores integrais na rede federal; enquadramento dos auxiliares de enfermagem como técnicos; pagamento da insalubridade, com base em laudo emitido no ano de 2017, a todos os servidores que façam jus ao adicional; concurso público para recomposição da força de trabalho em toda a rede; e suspensão de qualquer proposta visando entregar o Hospital dos Servidores (HFSE) ou qualquer outra unidade federal à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A omissão do Ministério tem sido tanta que, recentemente, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevendo o enquadramento dos auxiliares como técnicos de enfermagem. Em relação a este ponto, a assembleia decidiu pelo envio a Brasília de uma pequena delegação de servidores para conversar com senadores no sentido de obter apoio à aprovação da PEC. A previsão é de que a delegação esteja em Brasília entre os dias 15 e 17 de outubro.

Outros pontos aprovados na assembleia da rede federal foram a realização de assembleia específica de desagravo aos profissionais de enfermagem do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), aumentar as mobilizações por reajuste salarial, pelo pagamento do piso e pela reestruturação da carreira da seguridade social.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias