26.5 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Eleita nova coordenação do Movimento Negro Unificado no Rio de Janeiro

Em eleição neste sábado no Quilombo Agbara Dudu, em Madureira, foi eleita a nova Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU). Os eleitos são Lenyr Claudino (Leninha), Osvaldo Mendes e Dara Santana, os dois primeiros diretores da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia do Sindsprev/RJ. Leninha foi eleita coordenadora-geral; Dara é a nova secretária-geral e Osvaldo, secretário de Finanças.

“Esta eleição foi feita para corrigir um erro que foi a eleição anterior da coordenação que desrespeitou o regimento do pleito do MNU, ao lançar candidatos que faziam parte, ao mesmo tempo, da comissão eleitoral”, explicou Leninha. Acrescentou que a votação passada não foi reconhecida pela Coordenação Nacional que orientou pela realização de um novo pleito, do qual fez parte uma chapa única.

Participaram da eleição de agora 112 votantes, dos quais 110 votaram sim à chapa única. Houve um voto contrário e uma abstenção. Lenyr falou sobre a importância desta eleição. “O Rio de Janeiro sempre teve, e continuará tendo, papel fundamental na formulação da política do movimento negro, não só de um estado importante da federação, como da política nacional, num momento em que é preciso cada vez mais fortalecer a luta contra o racismo, pela reparação histórica do povo negro e contra o assassinato em massa de jovens negros”, afirmou a dirigente do Sindicato.

Osvaldo destacou a importância da reparação que tem como finalidade libertar o povo negro dos crimes continuados que vêm sendo cometidos contra ele. “Esta luta tem que ser fortalecida para interromper o genocídio que vem matando há séculos a população negra que foi trazida à força para o Brasil e submetida ao regime da escravidão”, afirmou.

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias